DOI: 10.5281/zenodo.6551826
Lucas
Dutra Pradie
Acadêmico de Psicologia: Graduação, em andamento,
URCAMP – RS; lucasdutrapradie@hotmail.com
Flávia
do Prado Martins
Acadêmico de Psicologia: Graduação, em andamento,
URCAMP – RS; martinsflavia811@gmail.com
Flávia Garcia de Souza
Acadêmico de Psicologia: Graduação, em andamento,
URCAMP – RS; flavinhagarciasouza2014@gmail.com
Suelen
de Lima Bach
Psicóloga: Doutora em Saúde e Comportamento – UCPel
– RS; bachsuelen@gmail.com
Resumo: No processo da aprendizagem a participação e a
interação dos alunos nas atividades são de suma
importância para o seu desenvolvimento. Considerando as modificações e
adaptações necessárias para a mudança
do ensino presencial para o remoto, o engajamento dos alunos tornou-se
mais desafiador. A psicologia escolar
é uma área de atuação
que utiliza-se de diversos
saberes de diferentes áreas da psicologia como ciência particular, reconhecendo
os elementos envolvidos no processo
educativo que ocorrem no ambiente escolar, não apenas de origem pedagógica. O presente trabalho
tem como objetivo,
verificar quais os fatores favoreceram o engajamento dos alunos nas
atividades remotas. Os encontros e atividades
ocorreram de forma remota, através do Google Meet. Todas atividades foram adaptadas para que pudessem ser executadas de forma virtual, e estas eram
planejada de acordo com as demandas
evidenciadas durante os encontros. O trabalho
realizado com os alunos do 1º, além do
desenvolvimento de temas importantes para a adolescência, teve um olhar mais
sensível no que diz respeito a aproximação
relacional entre os alunos-professora-estagiários, já com as turmas do 2º e 3º, deu-se continuidade na
abordagem de temas pertinentes a adolescência e questões emocionais. No
decorrer dos encontros, observou-se que a participação foi aumentando, tornando-se mais ativa, dando assim, maior desenvolvimento dos temas abordados, potencializando os resultados,
além de um funcionamento mais dinâmico. A partir do relato de experiência dos acadêmicos, conclui-se que os fatores
que favoreceram o engajamento destes alunos
nas atividades, foram a aproximação
relacional e a forma de abordagem
dos temas. E os fatores destacados que favoreceram o engajamento dos alunos nas atividades propostas, foram a
aproximação relacional e a forma de como os temas foram abordados.
Palavras-chave:
Engajamento escolar. Ensino Médio. Ensino Remoto.