DOI: 10.5281/zenodo.6551826

 

Lucas Dutra Pradie

Acadêmico de Psicologia: Graduação, em andamento, URCAMP – RS; lucasdutrapradie@hotmail.com

 

Flávia do Prado Martins

Acadêmico de Psicologia: Graduação, em andamento, URCAMP – RS; martinsflavia811@gmail.com

 

 Flávia Garcia de Souza

Acadêmico de Psicologia: Graduação, em andamento, URCAMP – RS; flavinhagarciasouza2014@gmail.com

 

Suelen de Lima Bach

Psicóloga: Doutora em Saúde e Comportamento – UCPel – RS; bachsuelen@gmail.com


 

Resumo: No processo da aprendizagem a participação e a interação dos alunos nas atividades são de suma importância para o seu desenvolvimento. Considerando as modificações e adaptações necessárias para a mudança do ensino presencial para o remoto, o engajamento dos alunos tornou-se mais desafiador. A psicologia escolar é uma área de atuação que utiliza-se de diversos saberes de diferentes áreas da psicologia como ciência particular, reconhecendo os elementos envolvidos no processo educativo que ocorrem no ambiente escolar, não apenas de origem pedagógica. O presente trabalho tem como objetivo, verificar quais os fatores favoreceram o engajamento dos alunos nas atividades remotas. Os encontros e atividades ocorreram de forma remota, através do Google Meet. Todas atividades foram adaptadas para que pudessem ser executadas de forma virtual, e estas eram planejada de acordo com as demandas evidenciadas durante os encontros. O trabalho realizado com os alunos do 1º, além do desenvolvimento de temas importantes para a adolescência, teve um olhar mais sensível no que diz respeito a aproximação relacional entre os alunos-professora-estagiários, já com as turmas do 2º e 3º, deu-se continuidade na abordagem de temas pertinentes a adolescência e questões emocionais. No decorrer dos encontros, observou-se que a participação foi aumentando, tornando-se mais ativa, dando assim, maior desenvolvimento dos temas abordados, potencializando os resultados, além de um funcionamento mais dinâmico. A partir do relato de experiência dos acadêmicos, conclui-se que os fatores que favoreceram o engajamento destes alunos nas atividades, foram a aproximação relacional e a forma de abordagem dos temas. E os fatores destacados que favoreceram o engajamento dos alunos nas atividades propostas, foram a aproximação relacional e a forma de como os temas foram abordados.

Palavras-chave: Engajamento escolar. Ensino Médio. Ensino Remoto.