Enéas
Machado
Doutor em Educação: Políticas e Processos de Formação e de
Profissionalização Docente, pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS),
Santos (SP). Mestre em Educação: Ensino Fundamental, pelo Centro Universitário
Monte Serrat (UNIMONTE), Santos (SP). Integrante do Grupo de Pesquisa da
Universidade Católica de Santos/CNPq - Instituições de Ensino: Políticas e
Práticas Pedagógicas. Professor de Ensino Fundamental I – Magistério (SEDUC
Cubatão). Supervisor de Ensino (SEDUC Santos).
RESUMO
O conhecimento pós-moderno traz no bojo questões matizadas
na perspectiva das linhas (SANTOS, 1997, 2007, 2009). À vista disso, processos
impiedosos de inculcação ideológica engendram manipulação e controle para a
dominação (BOURDIEU, 1989). Processos que impedem de perceber as possibilidades
na construção dos conhecimentos, para além da linha estabelecida (GOMES, 2012)
como hegemônica. Desse modo, o conhecimento pós-abissal, vislumbra um currículo
que engendra pontes, capturando a ecologia de saberes. O currículo (APPLE,
2001, 2006; CALDAS, 2016; GANDIN, 2011; LIMA, 2011; MOREIRA, 2007; PEDRA, 1997)
necessário é aquele que considera a cultura, as intersubjetividades e as
relações sociais no processo epistemológico: suas relações e implicações. A
ação de solapamento das demais epistemologias e suas culturas implicaram no
intitulado epistemicídio. Isto posto, as linhas radicais (GOMES, 2012; SANTOS,
2009) cindem a sociedade em dois universos distintos: o hegemônico e o
contra-hegemônico. O presente estudo revisita os conceitos da ideologia imposta
pela classe dominante às demais classes bem como suscita tensionamentos
possíveis (SOUSA FILHO, 2011) entre regulação e processos emancipatórios
(FREIRE, 1987). O sistema de ensino se mostra socialmente injusto e inadequado
(CHARLOT, 2016) aos despossuídos, produzindo o sentimento de desamparo e
exclusão. Este mesmo sistema de ensino reforça um saber elitista aos bem nascidos – uma verdadeira perversão
aos menos abastados. Dessarte, a educação é uma blindagem necessária contra os
processos de alienação em direção à autonomia dos sujeitos, na superação da
cultura de dominação por intermédio de um currículo que produz pontes, conexões
ou imbricamentos.
Palavras-chave:
Inculcação ideológica. Alienação.
Emancipação. Autonomia. Resistência.