DOI: 10.5281/zenodo.6419880

 

Patricia Taila Trindade de Oliveira

Engenheira Agrônoma pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Castanhal, desenvolve estudos e pesquisas na área da Agronomia, com ênfase em Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural Sustentável, Extensão rural, Agroecossistemas Amazônicos, Empreendimentos Econômicos Solidários e Cooperativismo.

E-mail: patriciatailaoliveira@gmail.com

 

Iron Dhones de Jesus Silva do Carmo

Instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – Seção Pará,

Técnico em Agropecuária e Engenheiro Agrônomo pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) - Campus Castanhal, desenvolve trabalhos e pesquisas na área de Agronomia com ênfase em Extensão Rural, Produção Vegetal e Gestão Rural.

E-mail: irondhones@gmail.com

 

Maria Jessyca Barros Soares

Professora de Economia do Instituto Federal do Pará (IFPA), Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Especialista em Gestão Econômica Financeira e Contábil pela Faculdade das Atividades Empresariais de Teresina (Faete), Mestra em Gestão Pública pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), atua nas áreas de Economia, Economia Solidária e Mercado Financeiro.

E-mail: jessycaecon2015@gmail.com


 


Resumo: Com o intuito de compreender os principais elementos dos agroecossistemas amazônicos e trabalho no campo, de maneira a ter capacidade de diagnosticá-los e de intervir, considerando as realidades sociais, culturais, econômicas, tecnológicas e ambientais, a partir de práticas sustentáveis, e de assumir a função de futuros profissionais o Estágio Supervisionado do Curso de Agronomia foi realizado, compreendendo em um momento de vivência dos discentes nos estabelecimentos rurais, para a experiência de troca de conhecimento entre discentes do curso e os sujeitos do campo. Dessa forma, o objetivo do trabalho é o de expor o que foi observado durante a vivência, a dinâmica das atividades agrícolas da propriedade e as relações de trabalho dos agricultores familiares no meio rural da região de Igarapé-Açu no Pará. A coleta de informações ocorreu através de entrevista semiestruturada orientada por um Termo de Referência (TDR) construído durante a preparação para a imersão no meio rural. Como resultado a vivencia proporcionou a consciência e reflexão crítica acerca do modo de produção dos agricultores familiares que dependem da produção para manutenção de sua renda, acarretando na utilização excessiva de insumos e defensivos, tornado a produção onerosa e insustentável. Por conta disso, é essencial a compreensão holística sobre a agricultura familiar buscando alternativas adequadas e sustentáveis ao seu sistema de cultivo.

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Agricultura Familiar. Agroecossistema.