Thais
Faustino Bezerra
Graduanda do Curso de Licenciatura
em Ciências Biológicas pela Universidade Regional do Cariri (URCA).
Pós-graduanda EAD em Educação Especial e Inclusiva: Ação Docente Especializada
pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Técnica em Informática.
Pesquisadora na área de Educação, com foco em Educação Inclusiva e Transtornos
de Aprendizagem.
E-mail: thaisfaustino00@gmail.com
Mauriceia
de Oliveira Bezerra Fontes
Licenciada em Pedagogia pela
Faculdade Vale do Acaraú e Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional,
Clínica e Gestão Escolar pela UNIFAEL. Pesquisadora na área de Educação
Inclusiva e Orientadora da Sala do AEE e Flexibilização Curricular. Escritora
das Antologias “Mulheres Maravilhosas”.
E-mail: oliveiramauriceia56@gmail.com
José
Wellington Macêdo Viana
Bacharel em Biologia pela URCA.
Pós-Graduado em Microbiologia pela FAVENI. Pós-Graduando do Programa
Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular da Universidade Federal do
Cariri (UFCA). Pesquisador nas áreas de Bioquímica, Biologia Molecular e
Microbiologia.
E-mail: wellingtonmacedo1819@gmail.com
Resumo: Os gêneros textuais devem fundamentar a prática pedagógica de
ensino-aprendizagem de educandos com dislexia no Ensino Fundamental I
com o intuito de facilitar o entendimento dos conteúdos abordados na disciplina
de Língua Portuguesa. Neste contexto, objetiva-se apresentar uma sequência
didática baseada no gênero textual receita a fim de auxiliar no processo de
aprendizagem de educandos com dislexia. Inicialmente, foi realizada uma revisão
bibliográfica da literatura, elaborada a partir da pesquisa de artigos
científicos nos bancos de dados do “Google Acadêmico”, usando
descritores-chave, dentre os quais: “Dislexia”, “Gênero textual receita” e
“Sequência didática”. Para o desenvolvimento da sequência educativa, foram
usados os recursos gratuitos disponíveis no Canva
e no Word. Esta sequência compreende
uma série de atividades, incluindo: “Analise
os ingredientes e o modo de preparo da receita de uma salada de frutas”,
“Complete os ingredientes e o modo de preparo da receita de uma salada de
frutas”, “Elabore sua receita de uma salada de frutas”, e “Jogo da memória das
frutas”. Os passos sequenciais
descritivos do emprego destas atividades educativas são abordados neste
trabalho. Por permitir a exploração
de novas maneiras de aprendizado no âmbito do Ensino de Língua Portuguesa, o
uso da sequência didática baseada no gênero textual receita auxilia no
desenvolvimento das habilidades de escrita e de leitura dos educandos com
dislexia.
Palavras-chave: Educandos Disléxicos. Ensino de Língua Portuguesa. Gêneros
Textuais. Práticas Educativas. Sequência Didática.