Gabriel Carvalho de Oliveira Cruz
Monitor do componente curricular Histologia, estudante de
Graduação em Medicina - UFRN, bielcruz98@hotmail.com http://orcid.org/0000-0003-4869-8527
Cecília Paulino Cassiano da Silva
Monitor do componente curricular Histologia, estudante de
Graduação em Enfermagem – UFRN, ceciliapcds98@gmail.com https://orcid.org/0000-0003-2569-0362
Paulo Victor Queiroz Santos de Macedo
Monitor do componente curricular Histologia, estudante de
Graduação em Farmácia – UFRN, pvictorgsm@ufrn.edu.br https://orcid.org/0000-0002-1394-7899
Fellipe Matheus Rodrigues Romão
Monitor do componente curricular Histologia, estudante de
Graduação em Odontologia – UFRN, fellipemrr@hotmail.com https://orcid.org/0000-0002-6347-2174
Sérgio Adriane Bezerra de Moura
Professor Titular de Histologia, Departamento de Morfologia,
Centro de Biociência – UFRN, Doutor em Estomatologia, sergioabm@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-8204-3244
Resumo
Introdução: A pandemia do novo coronavírus modificou
intensamente as relações nas Universidades, a dinâmica de realização das aulas
precisou ser reorientada, visando manter a qualidade dos serviços prestados, ao
mesmo tempo em que o convívio presencial precisou ser interrompido. Relato
de Experiência: Trata-se de um estudo descritivo relatando experiências de
monitores/tutores do componente curricular Histologia do Departamento de
Morfologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte durante o período de
ensino remoto em 2020 devido à pandemia. Foi fundamental o conhecimento das
tecnologias, aplicativos e plataformas virtuais que se aproximasse ao máximo da
microscopia presencial para viabilizar o apoio aos discentes. Foram realizadas
revisões e esclarecimento de dúvidas nos modos síncronos e assíncronos, estudos
teórico-práticos e elaboração de avaliações simuladas para apoiar os estudos. O
objetivo principal foi desenvolver metodologias que impactam na melhoria do
rendimento acadêmico. Discussão: O projeto de apoio pedagógico cumpriu
os objetivos propostos fazendo bom uso de tecnologias de ensino virtual e
plataformas de ensino prático da Histologia. É importante ressaltar que as
aulas presenciais, principalmente a convivência humana, devem ser soberanas em
relação às atividades remotas, em situação de normalidade na saúde pública. Conclusão:
Apesar das limitações do ensino remoto, o auxílio na construção do conhecimento
teórico-prático da Histologia se mostrou importante na garantia da qualidade do
ensino. A utilização de plataformas virtuais minimizou a falta de interação
humana e o contato direto com o microscópio, fazendo com que os discentes se
sentissem apoiados.
Palavras-chave: Tutoria. Histologia. Ensino Superior. Educação a Distância.