José dos Santos Guimarães Filho
Participa do Grupo de
Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática - GEHEM do Instituto de
Educação Matemática. Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo
Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará. Graduado em
Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em
Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação da
Universidade Federal do Pará.
js_guima@hotmail.com
João Cláudio Brandemberg
Professor Associado IV da
Universidade Federal do Pará, Revisor do periódico Boletim Cearense de Educação
e História da Matemática - BOCEHM e Revisor de periódico REAMEC - Revista da
Rede Amazônica em Educação em Ciências e Matemática. Graduado em licenciatura
plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará, mestre em Matemática
pela Universidade Federal do Pará e doutor em Educação pela Universidade
Federal do Rio Grande do Norte.
brand@ufpa.br
Resumo: A partir de uma pesquisa
preliminar construída de indagações referentes aos métodos aritméticos
utilizados e divulgados na Europa do século XIII, objetivamos, neste artigo,
apresentar algumas considerações historiográficas para o desenvolvimento da
Aritmética da Europa do século XIII. Para este fim, fizemos uma pesquisa
bibliográfica, da qual foi possível, observar alguns aspectos históricos que
permitiram um cenário mais acessível para a divulgação de métodos aritméticos
desconhecidos pela maior parte da Europa. Buscamos, dessa forma, na historiografia atualizada meios para
construir um discurso que possibilite de forma adequada visualizar este cenário.
Para tanto, buscamos em autores como, Potro
(2000); Garbi (2009); Saito e Dias (2013), Beltram, Saito e Trindade
(2014) e Saito (2015), subsídios teóricos e metodológicos para construir nossa
investigação. Podemos, dessa forma, observar aspectos como, a ruptura do
império romano em parte ocidental e oriental, que ocasionou desenvolvimentos
científicos em escalas diferentes, fazendo, com que, o desenvolvimento
científico ocidental acontecesse posteriormente ao oriental, bem como, o
período de estabilidade que se encontrou Leonardo Fibonacci (1180 – 1250),
permitindo uma divulgação maior dos seus trabalhos em relação aos matemáticos
anteriores a ele, permitindo assim, uma divulgação mais ampla de seus livros,
em particular, o Liber Abaci, o qual apresentou a comunidade italiana e
posteriormente europeia uma nova forma de fazer cálculos aritméticos sem o uso
do ábaco romano.
Palavras-chave: Aritmética. Europa do século XIII. Historiografia atualizada.