Leila
Akemi Evangelista Kusano
Enfermeira, Mestre em Educação Profissional
pela Universidade da Cidade de São Paulo
Yasmin
Noleto Nascimento
Graduada em Enfermagem pelo Centro
Universitário do Distrito Federal
RESUMO
Objetivo: Elaborar um material educativo que possa ser utilizado em população
alfabetizada ou analfabeta, sem haver restrições de conhecimentos e saberes, a
fim de, quando aplicados na prática, tais conhecimentos contribuam a prevenir
doenças respiratórias. Foi realizado uma revisão integrativa de literatura
sobre a importância da educação em saúde em tempos de pandemia da covid-19 na
população do Distrito Federal. Método:
estudo descritivo de qualitativo sendo realizado uma revisão integrativa de
literatura para a construção do material. Foram pesquisados artigos de 2000 até
o ano de 2020 na língua portuguesa. Os dados coletados foram das plataformas:
LILACS, EDUC@ e boletins epidemiológicos sobre COVID-19 do Ministério da Saúde.
Resultados: As doenças respiratórias
causam possuem alta taxa de mortalidade,
tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Mesmo sendo altamente
infecciosas e terem altos índices de disseminação, há um déficit em educação em
saúde para a comunidade leiga e analfabeta. A pandemia do COVID-19 que teve seu
primeiro caso em São Paulo comprovado em fevereiro de 2020, após 5 meses já
encontravam-se mais de 6.000 confirmados na mesma região, isso mais uma vez
comprova que ações sociopolíticas que abrangem todas as camadas da sociedade se
torna imprescindível quando se diz respeito à doenças do trato respiratório. Conclusão: O uso de materiais visuais e
verbais associadas, podem facilitar o entendimento e compreensão das pessoas,
principalmente as com baixa escolaridade. A construção de um material lúdico
garante que a comunicação seja mais efetiva, sendo assim, há conscientização
sobre fatores importantes como por exemplo: instruções e mudanças de hábitos
para evitar tais infecções, bem como a causada pelo novo coronavírus.
Palavras-chave: covid-19, doenças respiratórias, educação em saúde.