DOI: 10.5281/zenodo.6349106

 

Leila Akemi Evangelista Kusano

Enfermeira, Mestre em Educação Profissional pela Universidade da Cidade de São Paulo

 

Yasmin Noleto Nascimento

Graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário do Distrito Federal

 

RESUMO

Objetivo: Elaborar um material educativo que possa ser utilizado em população alfabetizada ou analfabeta, sem haver restrições de conhecimentos e saberes, a fim de, quando aplicados na prática, tais conhecimentos contribuam a prevenir doenças respiratórias. Foi realizado uma revisão integrativa de literatura sobre a importância da educação em saúde em tempos de pandemia da covid-19 na população do Distrito Federal. Método: estudo descritivo de qualitativo sendo realizado uma revisão integrativa de literatura para a construção do material. Foram pesquisados artigos de 2000 até o ano de 2020 na língua portuguesa. Os dados coletados foram das plataformas: LILACS, EDUC@ e boletins epidemiológicos sobre COVID-19 do Ministério da Saúde. Resultados: As doenças respiratórias causam possuem alta  taxa de mortalidade, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Mesmo sendo altamente infecciosas e terem altos índices de disseminação, há um déficit em educação em saúde para a comunidade leiga e analfabeta. A pandemia do COVID-19 que teve seu primeiro caso em São Paulo comprovado em fevereiro de 2020, após 5 meses já encontravam-se mais de 6.000 confirmados na mesma região, isso mais uma vez comprova que ações sociopolíticas que abrangem todas as camadas da sociedade se torna imprescindível quando se diz respeito à doenças do trato respiratório. Conclusão: O uso de materiais visuais e verbais associadas, podem facilitar o entendimento e compreensão das pessoas, principalmente as com baixa escolaridade. A construção de um material lúdico garante que a comunicação seja mais efetiva, sendo assim, há conscientização sobre fatores importantes como por exemplo: instruções e mudanças de hábitos para evitar tais infecções, bem como a causada pelo novo coronavírus.

Palavras-chave: covid-19, doenças respiratórias, educação em saúde.