Adriana
Rochas de Carvalho Fruguli Moreira
Professora, Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul, Ciências Contábeis, Doutorado em Economia, adriana@uems.br
Aparecida
Antonia Oliveira
Professora, Universidade Estadual de
Mato Grosso do Sul, Ciências Econômicas, Doutorado em economia, antonia@uems.br
Diogo
da Silva Roiz
Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul
Diogors@uems.br
Estela
Natalina Mantovani Bertoletti
Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul
Estela@Uems.Br
Diego
Pereira da Silva
Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul
06297485194@Academicos.uems.br
Graciele
Vieira Barbosa
Universidade Estadual de Mato Grosso do
Sul
Resumo: O objetivo deste
artigo é apresentar a ação de extensão como estratégia para divulgar e atrair
alunos do ensino médio para os cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso
do Sul, que apresentaram baixa demanda de matrículas nos últimos dois anos. A
metodologia adotada foi pesquisa teórica sobre evasão e o processo de escolha
do curso superior, dados primários sobre o número de matrículas e número de
concluintes dos relatórios da Pró-reitoria de Ensino dos anos de 2019 e 2020 da
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A prática proposta foi a oferta de
uma oficina, Jornada das Profissões da UEMS, nas Escolas Públicas do MS. Como
resultados foi possível identificar baixa demanda em alguns cursos de graduação
que a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul oferta nas áreas de
humanidades, escola de negócios e ciência e tecnologia. O destaque ficou para
os cursos da área de saúde e de direito que não tiveram problemas de demanda e
nem de concluintes. O projeto iniciou em setembro de 2020 e encontra-se em
andamento em 4 escolas do MS nos seguintes Municípios Naviraí, Paranaíba e
Ponta Porã. A expectativa é que os alunos do ensino médio destas escolas
despertem o interesse em ingressar em um dos cursos da UEMS.
Palavras-chave: Extensão universitária. Evasão. Matrículas. Formação profissional. Escolha da profissão.