DOI: 10.5281/zenodo.6091027

 

Adriana Rochas de Carvalho Fruguli Moreira

Professora, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Ciências Contábeis, Doutorado em Economia, adriana@uems.br

 

Aparecida Antonia Oliveira

Professora, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Ciências Econômicas, Doutorado em economia, antonia@uems.br

 

Diogo da Silva Roiz

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Diogors@uems.br

 

Estela Natalina Mantovani Bertoletti

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Estela@Uems.Br

 

Diego Pereira da Silva

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

06297485194@Academicos.uems.br

 

Graciele Vieira Barbosa

Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

grace.Navi.21@gmail.com


 

Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a ação de extensão como estratégia para divulgar e atrair alunos do ensino médio para os cursos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que apresentaram baixa demanda de matrículas nos últimos dois anos. A metodologia adotada foi pesquisa teórica sobre evasão e o processo de escolha do curso superior, dados primários sobre o número de matrículas e número de concluintes dos relatórios da Pró-reitoria de Ensino dos anos de 2019 e 2020 da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. A prática proposta foi a oferta de uma oficina, Jornada das Profissões da UEMS, nas Escolas Públicas do MS. Como resultados foi possível identificar baixa demanda em alguns cursos de graduação que a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul oferta nas áreas de humanidades, escola de negócios e ciência e tecnologia. O destaque ficou para os cursos da área de saúde e de direito que não tiveram problemas de demanda e nem de concluintes. O projeto iniciou em setembro de 2020 e encontra-se em andamento em 4 escolas do MS nos seguintes Municípios Naviraí, Paranaíba e Ponta Porã. A expectativa é que os alunos do ensino médio destas escolas despertem o interesse em ingressar em um dos cursos da UEMS.

Palavras-chave: Extensão universitária. Evasão. Matrículas. Formação profissional. Escolha da profissão.