Maria Oliveira de Almeida Cordeiro
França
Graduada em Normal Superior;
Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Mestre em Ciências da
Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Professora
do Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Bom Jesus da Lapa/BA. E-mail:
Wilton.maria@hotmail.com
Deise Bastos de Araújo
Mestre e Doutoranda em Ciências da Educação do Programa de Posgrado da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB). E-mail: deisetkd@hotmail.com
RESUMO: A educação contempla diferentes atores sociais, sendo a família e a
escola, elementos indispensáveis na construção de aprendizagens diversificadas,
o que não anula a importância de outros partícipes fundamentais na formação
humana, como pode-se destacar: o governo. Com isto, este artigo tem o objetivo de
apresentar a importância da família no processo de ensino e aprendizagem dos
educandos, partindo de relatos de vivência profissional, reflexões e pesquisas
bibliográficas. Tendo como metodologia, o estudo de
revisão bibliográfica que contempla obras de TIBA e CHALITA, que discutem
família e educação, além de relatos de vivência profissional no âmbito da
educação básica pública. A partir disto, foi possível identificar que o tanto o
perfil familiar, quanto escolar, perpassam ao longo de sua história por
constantes transformações e que ambos precisam estar alinhados com as demandas
das crianças e jovens. Podendo considerar que a precarização da educação se dá
por diferentes fatores, inclusive pela falta de integração das famílias à
comunidade escolar, bem como, da escola em ofertar diferentes possibilidades
para o estreitamento das relações em comunidade. Assim, podendo concluir que
para uma educação de qualidade, emancipatória e cidadã, ainda há um longo
caminho a percorrer.
Palavras-chave: Escola; Família; Relatos.