DOI: 10.5281/zenodo.6090959

 

Maria Oliveira de Almeida Cordeiro França

  Graduada em Normal Superior; Pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica; Mestre em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). Professora do Ciclo de Alfabetização na Rede Municipal de Bom Jesus da Lapa/BA. E-mail: Wilton.maria@hotmail.com

 

Deise Bastos de Araújo

  Mestre e Doutoranda em Ciências da Educação do Programa de Posgrado da Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), membro pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade (GEPEMDECC / UESB). E-mail: deisetkd@hotmail.com


RESUMO: A educação contempla diferentes atores sociais, sendo a família e a escola, elementos indispensáveis na construção de aprendizagens diversificadas, o que não anula a importância de outros partícipes fundamentais na formação humana, como pode-se destacar: o governo. Com isto, este artigo tem o objetivo de apresentar a importância da família no processo de ensino e aprendizagem dos educandos, partindo de relatos de vivência profissional, reflexões e pesquisas bibliográficas. Tendo como metodologia, o estudo de revisão bibliográfica que contempla obras de TIBA e CHALITA, que discutem família e educação, além de relatos de vivência profissional no âmbito da educação básica pública. A partir disto, foi possível identificar que o tanto o perfil familiar, quanto escolar, perpassam ao longo de sua história por constantes transformações e que ambos precisam estar alinhados com as demandas das crianças e jovens. Podendo considerar que a precarização da educação se dá por diferentes fatores, inclusive pela falta de integração das famílias à comunidade escolar, bem como, da escola em ofertar diferentes possibilidades para o estreitamento das relações em comunidade. Assim, podendo concluir que para uma educação de qualidade, emancipatória e cidadã, ainda há um longo caminho a percorrer.

Palavras-chave: Escola; Família; Relatos.