DOI: 10.5281/zenodo.6090879

  

Maria Helena Costa Bianchi

Mestra em Ensino (UNIOESTE). Licenciada em Letras/Espanhol (UNIOESTE). Licenciada em Educação Especial (UFSM). Especialista em Educação Especial, Métodos e Técnicas de Ensino em Comunicação e Arte, Alfabetização, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva – Sala de Recursos Multifuncional, Literatura Ibero-americanas Contemporâneas. Professora efetiva na Rede Estadual do Paraná e Municipal de Foz do Iguaçu. E-mail: mariahelenacosta71@gmail.com.

 

Víctor Hugo Gutiérrez Fornells

Professor de Língua e Literatura Castelhana na escola de EF2 nº 947 de Puerto Iguazú, Misiones, ARG. Mestre em Literatura Comparada (UNILA). Mestre em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos (UNILA). Psicopedagogo (UDC). Licenciado em Letras (Português-Espanhol) (UNIOESTE). Especialista em TICs (UNICENTRO). E-mail: luigirava59@gmail.com


Resumo: Apresenta-se uma proposta para o emprego da metodologia ativa de aprendizagem storytelling, com abordagem colaborativa e emprego da Análise Crítica do Discurso (ACD) proposta por Fairclough (2001; 2012), direcionada às aulas virtuais de Literatura (gênero narrativo: o conto) para alunos do 8º ano do EF2, utilizando a ferramenta lúdico-didática on-line StoryBoard para elaboração de histórias em quadrinhos (HQs). O desafio lúdico-cognitivo é condensar em apenas 6 (seis) quadros o conteúdo de um conto, recriando-o com personagens, paisagem, cenas escolhidas pelo aluno, mas que seu roteiro não fuja do contexto original. O método é qualitativo. A pesquisa documental se apoia em trabalhos de outros estudiosos como Alves (2002); Travaglia (2003); Barbosa e Moura (2013); Cleophas (2015); Furlan e Nicodem (2017), entre outros. Os contos escolhidos e posteriormente convertidos em HQs pertencem a dois literatos brasileiros mundialmente conhecidos: Machado de Assis (“Adão e Eva”) e Rubem Fonseca (“Conto de Amor”). Esta proposta foi aplicada via Zoom a uma amostra populacional de 10 (dez) participantes de uma escola pública de Foz do Iguaçu, PR, durante o mês de junho de 2021. O resultado obtido foi altamente positivo, graças ao interesse dos educandos em participar ativamente na leitura e criação da sua HQ e a facilidade com que eles dominam as tecnologias digitais. Conclui-se que as ferramentas digitais para criação de HQs são um recurso interessante para estimular o interesse pela Literatura e outras áreas do conhecimento, através da ludicidade e das TDICs.

Palavras-chave: Storytelling. Literatura. StoryBoard. HQs. TDICs.