Ana Julia Lovatti [1]
Licencianda de Pedagogia pela Faculdade Network
Juliana Fernanda Lovatti[2]
Licencianda de Pedagogia pela Faculdade Network
Angela Harumi Tamaru [3]
Professora Doutora em Teoria e História Literária pelo
Instituto de Estudos de Linguagem da Unicamp, lecionando na Faculdade Network,
nos cursos de Graduação e Pós-Graduação
Tânia Cristina Bassani Cecílio [4]
Professora Doutora em Ciências da
Educação pela Universidade do Minho, lecionando na Faculdade Network.
[1] Licencianda do curso de Pedagogia da
Faculdade Network, Nova Odessa, SP. E-mail: anajulia.lovatti@gmail.com
[2] Licencianda do curso de Pedagogia da
Faculdade Network, Nova Odessa, SP. E-mail: lovatti.juliana@gmail.com
[3] Orientadora, Prof.ª Dra. do curso de
Pedagogia da Faculdade Network, Nova Odessa, SP. E-mail:
angelaharumi2000@yahoo.com.br
[4] Orientadora, Prof.ª Dra. da Faculdade
Network, Nova Odessa, SP. E-mail: reitoria@nwk.edu.br
RESUMO
Esta pesquisa teve como finalidade
responder a seguinte pergunta-problema: Como tratar as dificuldades
apresentadas no processo de socialização de estudantes com epilepsia em
ambiente escolar? Buscou compreender quais deveriam ser as situações socializadoras
para que a inclusão fosse efetivada, tendo por objetivo analisar o papel do
pedagogo nesse processo. Os principais autores que embasaram a pesquisa foram:
Adjuto (2017), Barbieri
(2019) e Brito (2019). Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa bibliográfica
relativa ao tema, com levantamento de
referencial teórico em trabalhos de conclusão de curso, teses, dissertações,
artigos de revistas científicas e publicações online e impressas. A pesquisa de
campo foi realizada por meio de um estudo qualitativo, com o tipo de pesquisa
exploratória, com a aplicação de entrevistas semiestruturadas compostas
por questões abertas e fechadas, dirigidas a uma estudante com epilepsia, e
progenitora de uma estudante portadora da patologia.
Palavras-chave: Inclusão na escola. Crises epiléticas. Papel do Educador.