DOI: 10.5281/zenodo.5768668

Alessandro Moura Costa

Acadêmico do Curso de Segunda Licenciatura em História

 

Polyana Jéssica do Carmo de Souza

  Tutora Externa do Curso de Segunda Licenciatura em História – Mestra em História


RESUMO

Este artigo representa o resultado das vivências adquiridas durante o estágio curricular supervisionado, proposto, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, o qual pautou-se na construção, desenvolvimento e produção de um Estudo Dirigido, sobre a temática dos Direitos Humanos, trabalhando-o de maneira que visasse a promoção do diálogo, da discussão salutar e do acolhimento entre os alunos, levando-os a compreender as complexas relações humanas e de seus direitos, e assim, potencializando suas atuações no combate ao preconceito na sociedade, e ao mesmo tempo colaborando para a aquisição de competências da BNCC na disciplina de História. O Estudo Dirigido, em sua realização, seguiu os parâmetros didáticos, teóricos-metodológicos e legais para a execução e conclusão do estágio curricular supervisionado, sendo o mesmo orientado pela tutoria da UNIASSELVI, onde o mesmo tornou-se um Produto didático-pedagógico baseado em Normas, Leis e Decretos sobre a temática Direitos Humanos, relacionando-as com material atual e reflexivo sobre as várias facetas dos agentes promotores destes direitos, bem como os grupos minoritários que sofrem no tolhimento de seus direitos.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação. Preconceito.