DOI: 10.5281/zenodo.5768668
Alessandro Moura
Costa
Acadêmico do Curso de Segunda Licenciatura
em História
Polyana
Jéssica do Carmo de Souza
Tutora Externa do Curso de Segunda Licenciatura em História – Mestra em
História
RESUMO
Este
artigo representa o resultado das vivências adquiridas durante o estágio
curricular supervisionado, proposto, pelo Centro Universitário Leonardo da
Vinci – UNIASSELVI, o qual pautou-se na construção, desenvolvimento e produção
de um Estudo Dirigido, sobre a temática dos Direitos Humanos, trabalhando-o de
maneira que visasse a promoção do diálogo, da discussão salutar e do acolhimento entre os
alunos, levando-os a compreender as complexas relações humanas e de seus
direitos, e assim, potencializando suas atuações no combate ao preconceito na
sociedade, e ao mesmo tempo colaborando para a aquisição de competências da
BNCC na disciplina de História. O Estudo Dirigido, em sua realização, seguiu os
parâmetros didáticos, teóricos-metodológicos e legais para a execução e
conclusão do estágio curricular supervisionado, sendo
o mesmo orientado pela tutoria da UNIASSELVI, onde o mesmo tornou-se um Produto
didático-pedagógico baseado em Normas, Leis e Decretos sobre a temática
Direitos Humanos, relacionando-as com material atual e reflexivo sobre as
várias facetas dos agentes promotores destes direitos, bem como os grupos
minoritários que sofrem no tolhimento de seus direitos.
Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação. Preconceito.