DOI: 10.5281/zenodo.5768655
Carla Janiele Araújo Rodrigues Soares[1]
Graduanda do
curso de Licenciatura em Pedagogia, UFPI, carlajaniele1999@gmail.com
Iarla Lopes Gonçalves[2]
Graduanda do
curso de Licenciatura em Pedagogia, UFPI, lopesiarla@gmail.com
[1] Ensino superior incompleto,
carlajaniele1999@gmail.com
[2] Ensino superior incompleto,
lopesiarla@gmail.com
Resumo: A presente pesquisa aborda a relação entre a
evasão escolar e a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Unidade Escolar Mário
Raulino, uma escola pública municipal localizada na periferia da cidade de
Altos-PI. Essa temática faz parte de um trabalho em
campo da disciplina de Fundamentos Antropológicos da Educação, do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade
Federal do Piauí-UFPI, no qual busca fazer
o levantamento e análise da evasão escolar da Unidade escolar Mário Raulino e
que constatem os motivos que levaram a essa evasão na modalidade EJA. O estudo se fundamenta
a partir das reflexões pautadas por Paulo
Freire e Corrêa (2007) que retrata a importância de uma gestão do cuidado
que propicie espaços de diálogo, a criação de instrumentos de acolhimento, ou
seja, que reconhece a realidade e necessidade bem como a dificuldade do mesmo.
Destacamos, especialmente na resposta dos alunos, a vontade de ter um lugar no
seu meio social, através da educação, o que corrobora com os autores abordados
neste trabalho, assim percebemos através dessa experiência formadora, especialmente na resposta dos alunos, a vontade de
ter um lugar no seu meio social, através da educação e deixarem de serem vistos
como fracassados por ter abandonado a escola.
Portanto, partindo deste pressuposto é imprescindível que os educadores desta
modalidade de ensino revejam suas metodologias, e busquem melhorias através de
adaptação no currículo do EJA.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Evasão escolar. Exclusão escolar.