DOI: 10.5281/zenodo.5768677

 

Francília Sousa Meneses

Professora Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Federal do Piaui – IFPI.

Professora da rede Municipal de Ensino do Piauí na cidade de Piripiri-PI.

E-mail:franciliameneses096@gmail.com.


Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo compreender a participação do docente acerca da educação inclusiva a partir da formação continuada com base nos referenciais de Paulo Freire. Esta temática faz parte de uma pesquisa em desenvolvimento para a conclusão do curso de Pedagogia (UESPI) na qual busca compreender mais sobre a formação continuada do professor como forma de melhor atender o público da educação inclusiva, haja vista que cabe ao professor, assim como toda a comunidade escolar o bom atendimento dos sujeitos que buscam pela educação igualitária e de qualidade para todos. Tendo como objeto de pesquisa a formação continuada dos professores, sob a perspectiva de Freire (FREIRE, 1984, 1993, 1997, 2001, 2002). A educação inclusiva é proveniente de um movimento histórico de ações políticas e pedagógicas, sendo necessário o estabelecimento de uma vivência escolar inclusiva, orientada por princípios éticos orientados por Paulo Freire ao refletir e agir com rejeição a qualquer forma de discriminação no âmbito escolar. Assim, faz-se necessário priorizar a educação como formação ética e ressaltar a autonomia e a dignidade como valores essenciais. Neste contexto, buscou-se refletir sobre a importância da formação continuada do docente no âmbito da Educação Inclusiva, baseando-nos em conceitos do autor Paulo Freire que enfatiza que a formação continuada caracteriza-se como uma conduta pedagógica de autoavaliação e ressignificação da prática docente de ensino-aprendizagem, com o intuito de transformar uma eventual dificuldade do processo formativo do discente em algo motivador para acrescentar positivamente no seu desenvolvimento educacional e humano. Entretanto, para que isso de fato ocorra, é preciso que haja uma reflexão crítica do próprio docente, principalmente no âmbito da educação inclusiva, a fim de auxiliar os educandos no processo de ensino-aprendizagem. A partir dos fragmentos analisados das obras do referido autor, observou-se que a “Reflexão” e a “Crítica” são eixos colaborativos que dialogam entre si nos seus estudos, sumarizando que o docente precisa compreender profundamente, a partir da reflexão e da crítica, como auxiliar os educandos no panorama de ensino-aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva. Assim, este trabalho tem por finalidade analisar a contribuição de Paulo Freire no movimento de ruptura com as práticas socioeducacionais de exclusão rumo à construção do paradigma da inclusão orientados pela formação continuada do professor.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Inclusiva. Formação Continuada. Paulo Freire.