Edição Outubro
Editorial
por: Angerlânia Rezende
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.5552727
Estimados
leitores,
No
mês em que nosso eterno Paulo Freire, um dos maiores nomes da educação brasileira
e, mundialmente conhecido, reconhecido, citado e valorizado, completaria 100
anos, a Revista MultiAtual lança seu número 7 de 2021, reforçando o quão grandiosa
e transformadora é a educação.
Em
tempos árduos, como presencia-se o atual momento do nosso regime político brasileiro,
que, em parte, esforça-se em idolatrias extremistas, negando e desvalorizando um
bem tão precioso quanto a educação, o conhecimento e a ciência, é preciso
resistir e reafirmar que a educação e o pensamento crítico são motores da
transformação e da libertação da opressão e, transfiguram os muros, quebram as
amarras, emancipando os sujeitos, em sua forma de pensar e, consequentemente,
ampliando sua leitura do mundo.
Para
este número 7, a Revista MultiAtual contempla artigos, resenhas e relato de experiência
com temas que vão desde a inclusão de alunos com deficiência auditiva; passa
pela abordagem industrial 4.0; pela aplicação didática de Excel; pela memória cultural;
expõe a variação da língua portuguesa e relata a inclusão de pais de alunos surdos
em eventos da área de Libras.
Assim,
apresentando de forma breve, o artigo 1º intitulado “A inclusão de alunos com
deficiência auditiva na educação básica: um debate sobre o processo de
ensinoaprendizagem”, escrito pelos autores: Manoel Lucas Bezerra de Lima e Luís
Henrique Silva Ferreira, teve como objetivo investigar o status da inclusão do
aluno com deficiência auditiva na educação básica. Já o artigo 2º, com o título
“Abordagens da indústria 4.0: uma revisão de literatura”, dos autores: Thales Volpe
Rodrigues; Nathan Peixoto Oliveira; Lo-Ruana Karen Amorim Freire Sanjulião;
Rafaela Francisca Moreira Barbosa; Rômulo Henrique Gomes de Jesus e Calos
Manuel Taboada Rodriguez, objetivou discutir sobre as principais definições
existentes da Indústria 4.0, contribuindo com um entendimento abrangente sobre
o conceito Indústria 4.0. Por sua vez, o 3° artigo, com o título “Análise de
investimentos pelo modelo de Markowitz: uma breve revisão da literatura e sua
aplicação didática em Excel”, do autor: Alessandro Moura Costa, teve como
objetivo elaborar uma revisão sistemática da literatura sobre a Teoria Moderna
do Portfólio, formulada por Harry Max Markowitz em 1952 em seu artigo “Portfolio
Selection”. Por fim, o artigo 4º, intitulado “Memória Cultural” da autora:
Mariza
de Souza Covary, objetivou compreender a importância da memória cultural e como
se molda a vida dos diferentes grupos e coletivos que subsistem na sociedade, uma
vez que, ao longo dos anos, as identidades dos povos vão se configurando nos diferentes
coletivos.
Além
disso, este número 7 da Revista, ainda conta com a resenha intitulada “Uma
resenha crítica do livro Preconceito Linguístico: o que é, como se faz”, dos autores:
Elenira Oliveira Gomes e Marcelo Honorato da Silva, teve como objetivo apresentar
uma visão crítica do livro Preconceito Linguístico: o que é, como se faz de Marcos
Bagno. Ademais, conta ainda com um relato de experiência intitulado “Relato de
experiência sobre a inclusão de pais de alunos surdos através do X- Encontro da
família bilíngue”, da autora: Iara Maria da Silva, que teve como objetivo
relatar as experiências sobre a inclusão de pais de alunos surdos através da
realização do X - Encontro da Família Bilíngue, realizado em Natal, no Rio
Grande do Norte.
Desta
forma, os trabalhos presentes nesta edição encerram uma coletânea de informações,
reflexões e novos conhecimentos que instigam o desenvolvimento de novas
pesquisas e perspectivas em torno das práticas de Educação, bem como nos temas multidisciplinares.
Desejamos uma ótima leitura a todos e todas!