Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima
O presente número especial
da Revista MultiAtual aborda como temática as “contribuições epistemológicas e
científicas da Educação”, na forma de resenhas acerca de pensadores e
respectivas correntes filosóficas responsáveis por discussões e reflexões sobre
uma importante questão para o desenvolvimento do processo educacional como um
todo e para a ciência, em particular: a gênese, os fundamentos e o alcance do
conhecimento.
A Epistemologia consiste em
disciplina filosófica que busca a compreensão sobre o conhecimento em geral, o
que caracteriza sua pertinência para o entendimento da ciência enquanto
condição sine qua non para a educação, definida como processo integral
de desenvolvimento e aperfeiçoamento humano, abrangendo suas diversas
dimensões: física, mental e espiritual.
Sendo assim, a partir da
Modernidade, em termos de reflexões filosóficas sobre diferentes abordagens
temáticas, podemos afirmar que há matrizes teórico-metodológicas que se
debruçam sobre as imbricações entre a epistemologia e a educação: Racionalismo,
Empirismo, Idealismo, Positivismo, Marxismo e Fenomenologia, dentre outras.
Cada qual, buscam diferentes formas de explicações acerca das condições, das
fontes e dos alcances do processo cognitivo, resultando no processo educacional
como um todo e no desenvolvimento da tecnologia e do trabalho, em específico.
Ao longo da História da
Filosofia, sobretudo a partir da Modernidade e da Pós-Modernidade, é possível
observamos então o quanto é necessário produzirmos reflexões acerca de questões
diretamente relacionadas à educação, compreendendo suas possíveis relações com
outras dimensões humanas, principalmente a cultura, a tecnologia, a ciência e o
trabalho.
Neste caso, podemos afirmar
que existem paradigmas que se demonstram hegemônicos quando do desenvolvimento
da pesquisa em educação e trabalho, perfazendo contribuições para a compreensão
dos aspectos da educação profissional e tecnológica, a partir dos diversos
trabalhos acadêmicos em nossos cursos da Rede Federal de Educação Profissional,
Científica e Tecnológica, no Brasil. Sendo assim, discutir também os limites e
as possibilidades da produção do conhecimento científico aplicado à educação
profissional e tecnológica se torna uma das demandas mais evidentes neste
momento e certamente os presentes trabalhos publicados podem contribuir para
esta seara.
Por
fim, aproveito também para agradecer o convite e a oportunidade em elaborar
esta apresentação do número especial ao Comitê Editorial da Revista MultiAtual,
“contribuições epistemológicas e científicas da Educação”, em especial ao
Editor Adjunto Ricael Spirandeli Rocha. Espero que os trabalhos ora publicados
contribuam para a continuidade das discussões teórico-metodológicas acerca das
possíveis relações entre a Epistemologia e a Educação.
Prof. Dr. Geraldo Gonçalves de Lima
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM)