Ricael Spirandeli Rocha – Editor Adjunto
Editorial
v.2, n.6, 2021
Edição
Julho
Caros
leitores,
Esta
é a primeira edição especial da nossa revista, a qual contemplamos resenhas sob
a temática “Contribuições Epistemológicas e Científicas da Educação”. As
resenhas vislumbram a compreensão sobre preferências de produção cientifica na
área social, a qual pode-se compreender com uma produção intelectual e
existencial, isto é, o pensamento crítico concebido perante debate sobre uma
narrativa contemporânea na vivência acadêmica e, a intelectualidade nas
perspectivas de autores consagrados que se entrelaçam em um mesmo contexto,
desmaranhando um verdadeiro artesanato intelectual.
As
resenhas expressam ideias críticas sobre determinada obra, contextualizando
assuntos educacionais e de outros seguimentos na ótica epistemológica, as quais
são evidenciadas na construção e no desenvolvimento do saber, buscando cessar a
sede do conhecimento, subdivido ideias sobre a vida e a intelectualidade,
compreendendo que a persistência deve ser um ponto considerável pois, a partir
do trabalho constante, chega-se ao nível de saber necessário sob reflexões e
interpretações do pensamento crítico. Esse apontamento reflete sobre a
compreensão de aprender a partir da própria experiência exaltando-se no
trabalho intelectual.
Nesse
sentido, é a partir de uma clara linguagem que se alcança gradativamente o
percurso do saber, com boas inspirações, anotações, leitura e reflexões que
possam construir a conclusão de um problematica, a fim de compreender o
pensamento científico e sistemático, calçado por uma autorreflexão até alcançar
o ato de escrever. Esse hábito é um produto de um longo percurso, onde
inicia-se com anotações, evoluindo para reflexões mais abrangentes, até chegar
em um repertório de ideias baseado na leitura de livros, mas independentemente
disso, o trabalho diário deve ser realizado para alcançar o nível de
intelectualidade a qual se almeja.
Todo
esse diálogo objetiva na distinção entre um “tema” e um “tópico” pois, será da
relação entre esses dois elementos que os materiais apresentados em um trabalho
poderão ter mais ou menos relevância, já que, o tópico contém vários temas.
Nesse sentido, o trabalho intelectual, os temas (ideias) possuem relação direta
com os assuntos (tópicos) que são inseridos em um determinado texto, criando um
ambiente favorável para a produção científica apoiado em uma obra literária,
produzindo-se assim - resenhas críticas.
Dentre
as resenhas publicadas nesta edição, a primeira, Educação para Além do
Capital, resenhada por Daniel Rosado Pinezi, aborda reflexões sobre o
capitalismo, a fim de romper a lógica do capital, no intuito de comtemplar a
criação de possíveis alternativas educacionais que sejam significativas para o
cotidiano da sociedade.
A
segunda resenha, Sociologia da Infância no Brasil, resenhada por Keila
Pereira da Silva, contempla uma abordagem da sociologia da infância no país,
discutindo pesquisas entorno da infância ao longo das últimas décadas.
A
terceira resenha é um clássico de Paulo Freire, Conscientização: teoria e
prática da libertação - uma introdução ao pensamento de Paulo Freire,
resenhada por Elias Dantas, traz a ideia libertadora sobre a conscientização do
homem sob o saber, evidenciando práticas humanizadoras que libertam o sujeito
das amarras da sociedade capitalista.
Outra
obra de Paulo Freire, Educação como Prática de Liberdade, resenhada por
Michelle Guimarães Naves Peres, contempla a quarta resenha desta edição,
destacando a observação e visão do sujeito perante um axioma pedagógico,
perpassando por aspectos históricos e sociológicos na educação brasileira, no
cerne de uma pedagogia libertadora que destaca o sujeito enquanto ser social.
Na
quinta resenha, A Formação Social da Mente, resenhada por Eduarda da
Silva Lopes; Sandra Fabiane Kleszta; Erica do Espírito Santo Hermel e Rosemar
Ayres dos Santos, aponta um estudo proponente da psicologia no prisma cultural
e histórico no desenvolvimento de crianças e seu intelecto na relação
interativa das condições que influencia a vida e se desenvolvem ao logo da
história.
A
sexta resenha, A Pesquisa-Formação na Cibercultura, resenhada por Marcos
Vinícius Lopes Menezes Pinheiro, traz reflexões sobre contribuições científicas
no campo da educação, destacando a educação online como um fenômeno da
cibercultura e a pesquisa-formação como uma perspectiva teórico-prática da
formação docente.
A
sétima resenha, Contraescola: a experiência do Instituto Politécnico de Cabo
Frio, resenhada por Janaina Karla Pereira da Silva Rodrigues Firmino e
Grazielle Alves dos Santos, apresenta importantes reflexões sobre a educação
politécnica que visa formação humana omnilateral e integral do sujeito,
relacionada a concepções contra-hegemônicas de educação frente a formação do
neoliberalismo.
A
oitava resenha, Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática
educativa, é um clássico de Paulo Freire, resenhada por Shirlei Santos
Cardoso; Lídia Gomes de Macedo Messias; Luiz Carlos Eufrasio Macedo e Thamillys
Mykaela Machado, transcende a autonomia do sujeito a partir da reflexão crítica
sobre as ações docentes, desvencilhando do determinismo posto pela sociedade
opressora.
A
nona resenha, Introdução ao Estudo do Método de Marx: uma reflexão
epistemológica, resenhada por Mara Rubia Aparecida da Silva; Cecília
Barreto Almeida e Shirlei Santos Cardoso, traz um discurso epistemológico sobre
o materialismo histórico-dialético na construção marxista perante a prática
social.
Por
último, a decima resenha, Literatura Infantil Brasileira: história e
histórias, resenhada por Izabela Secco e Marciele Marchesan, evidencia o
trajeto literário infantil, destacando-se como meio de transformação social e
cultural que envolver e transforma o ser.
Boa leitura!
Ricael
Spirandeli Rocha – Editor Adjunto
(Organizador)