DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4968410


Sidney Pires Martins

Mestre em Administração (Centro Universitário UniHorizontes). Pós-Graduando em Práticas Pedagógicas pelo IFNMG-Polo Angelândia. Pesquisador do GEPPFOR-UFV.

E-mail: sidney.martins@ufv.br


Mateus José dos Santos

Mestre em Educação (UFV). Professor Efetivo da SEE-MG. Pesquisador do GEPPFOR-UFV

E-mail: mateus.j.santos@ufv.br 


Rita Márcia Andrade Vaz de Mello

Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa.

Pesquisadora e Coordenadora do GEPPFOR-UFV

E-mail: rmello@ufv.br



Resumo: O presente trabalho descreve as repercussões de um curso de formação continuada desenvolvido na pandemia e que abarca discussões envolvendo a implementação de metodologias ativas e ferramentas digitais. O curso contou com 53 profissionais da educação de todo o país e 16 deles responderam voluntariamente a um questionário semiestruturado que versava sobre as contribuições do curso elucidado na formação destes profissionais. Os dados qualitativos compuseram o corpus desta pesquisa e foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdos de Bardin, possibilitando reflexões pormenorizadas sobre as contribuições do curso em questão na profissionalização docente dos profissionais envolvidos neste Projeto. Os dados apontaram que os professores carecem de formações que possibilitem a saída da zona de conforto e a proposição de diálogos efetivos com potenciais de serem implementados na prática docente. Desse modo, o curso contribuiu para um pensar crítico sobre o trabalho docente frente as transformações educacionais que emergem na sociedade e a desenvolver uma identidade profissional ancorada em argumentações coerentes com as problemáticas que atingem a educação na era atual, em especial no cenário da Pandemia Covid-19 que estamos vivenciando .

Palavras-chave: Formação Continuada. Desenvolvimento profissional da Docência. Reflexões na Educação.


Abstract: The present work describes the repercussions of a continuing education course developed in the pandemic and which includes discussions involving the implementation of active methodologies and digital tools. The course had 53 education professionals from all over the country and 16 of them responded voluntarily to a semi-structured questionnaire that addressed the contributions of the course elucidated in the training of these professionals. Qualitative data made up the corpus of this research and were analyzed from the perspective of Bardin's Content Analysis, enabling detailed reflections on the contributions of the course in question in the professionalization of the professionals involved in this project. The data showed that teachers lack training that allows them to leave the comfort zone and propose effective dialogues that have the potential to be implemented in teaching practice. In this way, the course contributed to a critical thinking about the teaching work in face of the educational transformations that emerge in society and to develop a professional identity anchored in arguments consistent with the issues that affect education in the current era.

Keywords: Continuing Education. Professional development of teaching. Reflections on Education.


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Recebido: 18/04/2021

Publicado: 17/06/2021

 

Como Citar:

MARTINS, Sidney Pires. SANTOS, Mateus José dos. MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de. A Formação Continuada na Pandemia: Contribuições para o Trabalho e a Profissionalização Docente. Revista MultiAtual. v. 2, n. 5, 17 de junho de 2021. Disponível em: https://www.multiatual.com.br/2021/06/a-formacao-continuada-na-pandemia.html.