DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.4968410
Sidney Pires Martins
Mestre em Administração (Centro Universitário UniHorizontes). Pós-Graduando em Práticas Pedagógicas pelo IFNMG-Polo Angelândia. Pesquisador do GEPPFOR-UFV.
E-mail: sidney.martins@ufv.br
Mateus José dos Santos
Mestre em Educação (UFV). Professor Efetivo da SEE-MG. Pesquisador do GEPPFOR-UFV
E-mail: mateus.j.santos@ufv.br
Rita Márcia Andrade Vaz de Mello
Professora Titular da Universidade Federal de Viçosa.
Pesquisadora e Coordenadora do GEPPFOR-UFV
E-mail: rmello@ufv.br
Resumo: O presente trabalho descreve as repercussões de um curso de formação continuada desenvolvido na pandemia e que abarca discussões envolvendo a implementação de metodologias ativas e ferramentas digitais. O curso contou com 53 profissionais da educação de todo o país e 16 deles responderam voluntariamente a um questionário semiestruturado que versava sobre as contribuições do curso elucidado na formação destes profissionais. Os dados qualitativos compuseram o corpus desta pesquisa e foram analisados sob a ótica da Análise de Conteúdos de Bardin, possibilitando reflexões pormenorizadas sobre as contribuições do curso em questão na profissionalização docente dos profissionais envolvidos neste Projeto. Os dados apontaram que os professores carecem de formações que possibilitem a saída da zona de conforto e a proposição de diálogos efetivos com potenciais de serem implementados na prática docente. Desse modo, o curso contribuiu para um pensar crítico sobre o trabalho docente frente as transformações educacionais que emergem na sociedade e a desenvolver uma identidade profissional ancorada em argumentações coerentes com as problemáticas que atingem a educação na era atual, em especial no cenário da Pandemia Covid-19 que estamos vivenciando .
Palavras-chave: Formação
Continuada. Desenvolvimento profissional da Docência. Reflexões
na Educação.
Abstract: The present work describes the
repercussions of a continuing education course developed in the pandemic and
which includes discussions involving the implementation of active methodologies
and digital tools. The course had 53 education professionals from all over the
country and 16 of them responded voluntarily to a semi-structured questionnaire
that addressed the contributions of the course elucidated in the training of
these professionals. Qualitative data made up the corpus of this research and
were analyzed from the perspective of Bardin's Content Analysis, enabling
detailed reflections on the contributions of the course in question in the
professionalization of the professionals involved in this project. The data
showed that teachers lack training that allows them to leave the comfort zone
and propose effective dialogues that have the potential to be implemented in
teaching practice. In this way, the course contributed to a critical thinking
about the teaching work in face of the educational transformations that emerge
in society and to develop a professional identity anchored in arguments
consistent with the issues that affect education in the current era.
Keywords: Continuing Education. Professional development of teaching. Reflections on Education.
Referências
ABREU, Vanessa do Carmo;
SILVA, Lucas Neiva da; GRIBEL; Pierangelli Mantovani; FERNANDES, Raquele
Benedito; GARCIA, Janaina Valverde. Desafios educacionais em tempos de
pandemia. Pesquisa e Debate em Educação,
v. 10, n. 2, p. 1371-1382, 2020.
ANDRADE, Lucía. Analfabetismo
tecnológico: efecto de las tecnologías de información. Actualidad contable FACES, v. 7, n. 8, p. 37-49, 2004.
BARDIN, Laurence. Análise
de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BARROSO, Felipe; ANTUNES,
Mariana. Tecnologia na educação: ferramentas digitais facilitadoras da prática
docente. Revista Pesquisa e Debate em
Educação, v. 5, n. 1, 2016.
CORRÊA, Alessandra de Abreu.
A alfabetização tecnológica docente: uma ferramenta da educação. Educação Matemática Pesquisa, v. 18, n.
2, p. 1057-1068, 2016.
ESPÍRITO SANTO, Eniel; LIMA,
Tatiana Polliana Pinto. Formação continuada para tecnologias digitais em tempos
de pandemia: percepções docentes sobre o curso Google Sala de Aula. Dialogia, n. 36, p. 283-297, 2020.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa.
Artmed editora, 2008.
FREIRE, Paulo. Política e educação. Indaiatuba: Villa
das Letras Editora, 1993a.
GATTI, Bernardete A. Formação
continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de pesquisa, n. 119, p. 191-204, 2003.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional:
formar-se a mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9. Ed. São
Paulo Cortez, 2011.
IMBERNÓN, Franscico. Formação Continuada de Professores.
Tradução Juliana dos Santos Padilha Porto Alegre: Artmed, 2010
MAGALHÃES, Lígia Karam Corrêa
de; AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza. Formação continuada e suas
implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cadernos Cedes, v. 35, n. 95, p. 15-36, 2015.
MELLO, Rita Márcia Andrade
Vaz de; SANTOS, Mateus José dos; SOUZA, Valdirene Eliane Baillon. O trabalho
docente na Educação Básica de Minas Gerais e suas controvérsias em tempos de
pandemia. In: SILVA, Tânia M. Gomes; BERNUCI, Marcelo Picinin. (Org.). Olhares Interdisciplinares sobre a pandemia
de COVID-19: Abordagens para a promoção da saúde. 1ed.Maringá: Gráfica e
Editora Massoni, 2020, v. 1, p. 185-209.
MORAES, Roque. Análise de
conteúdo. Revista Educação, v. 22,
n. 37, p. 7-32, 1999.
NHANTUMBO, Telma Luís.
Capacidade de resposta das instituições educacionais no processo de
ensino-aprendizagem face à pandemia de Covid-19: impasses e desafios. Educamazônia-Educação, Sociedade e Meio
Ambiente, v. 25, n. 2, jul-dez, p. 556-571, 2020.
ORTEGA, Lenise Maria Ribeiro;
ROCHA, Vitor Fiuza. O dia depois de amanhã—na realidade e nas mentes—o que
esperar da escola pós-pandemia. Pedagogia
em Ação, v. 13, n. 1, p. 302-14, 2020.
PIRES,Ivens Hira; SILVA,
Thais Lemes; SOUZA-SILVA, João Roberto. A formação continuada dos docentes na
era da pandemia da covid-19. In: PEIXOTO, Reginaldo (Org.). Formação Inicial e continuada de
professores: políticas e desafios. 1ed.Curitiba: Bagai, 2020, v. 1, p.
14-20.
PÔRTO JÚNIOR, Francisco
Gilson Rebouças; SANTOS, Leonardo Victor; SILVA, Maria das Graças Pereira. A
Pandemia da COVID-19: Os impactos e tendências nos processos de ensino,
aprendizagem e formação continuada de professores. Revista Observatório, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2020.
SÁ, Lucas Vivas; NETO, Hélio
da Silva Messeder. Teoria da atividade em foco: enlaces com a formação do
professor de Química. Revista Contexto
& Educação, v. 35, n. 110, p. 23-43, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional.
8a edição Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Recebido: 18/04/2021
Publicado: 17/06/2021
Como Citar:
MARTINS, Sidney Pires. SANTOS, Mateus José dos. MELLO, Rita Márcia Andrade Vaz de. A Formação Continuada na Pandemia: Contribuições para o Trabalho e a Profissionalização Docente. Revista MultiAtual. v. 2, n. 5, 17 de junho de 2021. Disponível em: https://www.multiatual.com.br/2021/06/a-formacao-continuada-na-pandemia.html.