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A primeira edição do ano de 2021 da Revista MultiAtual constitui o início do primeiro número do segundo volume do periódico. Com o desejo de fazer Ciência, valorizar a Pesquisa e a Educação, esse novo ciclo apresenta grande expectativas de mais mudanças, maior desenvolvimento e evolução do instrumento para professores, pesquisadores e alunos.

No primeiro artigo Competências Socioemocionais do Ensino Técnico em Momento de Pandemia, Vanessa Ribeiro Duella e Deyse Almeida dos Reis nos trazem uma reflexão sobre o momento atual de pandemia, no qual, as pessoas que cursam o ensino técnico necessitam desenvolver competências socioemocionais, mesmo mentalmente afetadas.

Buscando agregar mais conhecimentos, incentivar a pesquisa e valorizar as obras científicas, o mantenedor do periódico, Grupo MultiAtual Educacional oferece mais um instrumento aos pesquisadores, professores e estudantes: a Editora MultiAtual. Assim como a Revista, a Editora parte da premissa de auxiliar na divulgação científica de forma acessível e com qualidade máxima.

A MultiAtual acredita que somente pela Educação que se pode transformar e melhorar vidas. Espera-se que esse periódico seja um canal de valor, referência desse desejo de valorizar trabalhos inovadores de profissionais de todo o Brasil. A presente edição nos traz importantes reflexões desse cenário.

Fernanda Marcelle Miranda em seu artigo O Uso de Metodologias Ativas como Ferramenta capaz de Potencializar a Aprendizagem Significativa na Educação à Distância em Tempos de Pandemia relata a avaliação do uso das metodologias ativas como forma de potencializar a aprendizagem na educação à distância em tempos de pandemia. 

O terceiro artigo Autismo: Inclusão na Prática Docente da Educação Básica escrito por Ieda Cicotti de Jesus, Rudvan Cicotti Alves de Jesus e Viviane Lima Martins apresenta um artigo de revisão da literatura que irá discutir a ação reflexiva da inclusão de alunos autistas nas escolas, e também as práticas pedagógicas e adequações das instituições de ensino, para que estes possam ser recebidos, além das condições e preparação dos professores, que se tornaram a peça fundamental de ensino e aprendizagem desses alunos. 

O quarto artigo Imaginário Sóciodiscursivo no Cenário Educacional: Uma Reflexão sobre as Possíveis Tendências Identificáveis durante a Pandemia, escrito por Luciana de Fátima Ferreira, traz algumas questões introdutórias que versam sobre a memória discursiva e o imaginário sócio discursivo, detendo-se, especificamente, ao imaginário sóciodiscursivo  que podemos identificar na atualidade dessa escrita e que se relaciona ao universo educacional do contexto brasileiro cujos discursos dominantes indicam privilegiar o ideal de educação baseado em valores neoliberais.

O ultimo artigo A Avaliação como Ferramenta no Ensino-Aprendizagem: Uma Análise na Região Centro-Oeste Mineira de Adriana Augusta de Oliveira, Helena Andrade Campos e Niltom Vieira Júnior apresenta os resultados de uma pesquisa de campo, realizada com os professores de instituições pública e privada do ensino de Educação Infantil, Fundamental 1 e 2, sobre as formas de avaliação e as contribuições no desenvolvimento do aluno e em todo seu processo de ensino-aprendizagem.

Desta forma, os artigos que compõem esse número possibilitam novas reflexões, afim de agregar novos conhecimentos, essenciais para o desenvolvimento da Educação, da Pesquisa e da Ciência.

Uma ótima leitura a todos e todas!


Jader Luís da Silveira