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Chegamos
ao primeiro ano de nossa revista e com oito números publicados. Em cada
publicação crescemos continuamente, contribuindo na divulgação científica e na
luta pela educação integral e de qualidade.
Mesmo
com os percalços de um ano marcado pela pandemia da COVID-19, acreditamos que a
educação perpassa os muros da escola, chegando remotamente nas residências dos
estudantes de diversas formas midiáticas, acolhendo assim, submissões em fluxo
contínuo que possam corroborar com o universo pedagógico e ações educacionais.
Neste
ano trabalhamos continuamente para ampliar as informações sobre a revista,
expandindo a indexação em doze diretórios e bases de dados que auxiliam na
divulgação do saber. Dessa forma, como efeito desse trabalho, seguimos
registrados nas bases: Academic Resource Index - ResearchBib; DIADORIM - Diretório de políticas editoriais
das revistas científicas brasileiras; LivRe - Revistas de Livre Acesso; Latindex;
Google Acadêmico; ISSN Internacional; ISSU - Digital Publishing Platform for
Magazines, Catalogs, and more; Index Copernicus Internacional (IC);
Sumários.org; RACAAP - Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal;
Directory of Research Journals Indexing e CiteFactor - Academic Scientific
Journals.
No
intuito de colaborar com a ciência e produção científica, apresentamos seis
artigos que destacam temáticas como: inclusão, tecnologia, políticas públicas,
sustentabilidade, arte e gestão de pessoas.
Dentre
os artigos publicados nesta edição, o primeiro artigo, Aplicativos móveis para o estímulo da fala em crianças com TEA: uma
revisão da literatura, de Ieda Cicotti de Jesus, Rudvan Cicotti Alves de
Jesus e Niltom Vieira Junior, expõe, a partir de uma revisão da literatura, a
importância da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, tanto da educação
regular quanto da educação inclusiva, e do uso de aplicativos como ferramenta
de ensino para alunos com TEA.
O
segundo artigo, A horta escolar como
instrumento de transformação didático-social,
de Anicely Débora Rodrigues Fonseca, ressalta a importância
conscientização da preservação da natureza, propondo a criação e
desenvolvimento de uma horta escolar como ferramenta de transformação
didático-social, a qual tem objetivo de reforçar a consciência ambiental para
além dos muros da escola, com a prática da sustentabilidade.
O
terceiro artigo, A institucionalização da
educação a distância e da política pública UAB na Universidade do Estado da
Bahia, de Luan de Jesus Oliveira, traz dados importantes sobre a educação a
distância oferecida pela UNEB a partir de 2014, sintetizando o panorama da
oferta e da percepção dos estudantes da modalidade, além de explorar e explicar
o Sistema UAB.
O
quarto artigo, Projeto de
sustentabilidade na educação infantil, de (não tem o nome no artigo),
evidencia que a conscientização social deve começar na infância para que, ao
crescer, seja um cidadão crítico, para isso deve-se usar uma metodologia
adequada e buscar o envolvimento da família para que o trabalho seja ainda mais
eficaz, aproximando a teoria do cotidiano e motivando práticas sustentáveis,
que incentivam os alunos a preservar o meio ambiente e social em que estão
inseridos.
O
quinto, Arte como elemento essencial ao
desenvolvimento cognitivo do aluno, de Ricardo Macedo Teixeira, apresenta a
relevância do ensino de Artes em toda educação básica, desde o ensino infantil
ao ensino médio, ressaltando sua importância para o desenvolvimento cognitivo,
crítico e criativo dos alunos, utilizando a pedagogia Montessoriana e a Waldorf
para desenvolver a pesquisa.
O
sexto e último artigo, Gestão de pessoas:
estilos de liderança no setor público, de Ana Sílvia Tavares Bias e
Wellington Marçal de Carvalho, explica como o setor de gestão tem mudado e como
a liderança influencia no desenvolvimento das instituições, principalmente em
relação a interação, envolvimento e satisfação dos profissionais das
instituições e dos colaboradores.
Finalizamos esse editorial, último de 2020, trazendo uma reflexão sobre a importância da escrita científica para o desenvolvimento de pesquisas relevantes, que trazem inúmeras contribuições para a sociedade, buscando sempre aperfeiçoar o processo de edição, levando continuamente textos publicados à toda comunidade de forma exitosa, a fim de contribuir com a divulgação da ciência e educação.
Boa leitura!
Esp.
Ricael Spirandeli Rocha
Ma.
Heloisa Alves Braga
Me. Glauber de Araujo Barroco Lobato