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Marina Rodrigues de Souza
Bacharela em Direito (2015) pela
Faculdade de Pará de Minas (FAPAM).
marinars135@gmail.com
Wellington Marçal de Carvalho
Doutor em Letras (2017) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas
Gerais (PUC-MG).
marcalwellington@yahoo.com.br
Resumo: O presente projeto de
intervenção é desenvolvido no âmbito de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão das
Instituições Federais de Educação Superior (GIFES) da Universidade Federal de
Minas Gerais (UFMG). Pretende-se conhecer como a declaração Direta de
Inconstitucionalidade (ADIN) nº 4876 da Lei Complementar nº 100/2007 pelo
Supremo Tribunal Federal (STF), impactou diretamente a rotina de designações no
Estado de Minas Gerais, bem como analisar a importância de se desenvolver
cursos de reciclagem, diponibilizando informação e material de apoio
relacionado aos atos normativos emanados da Secretaria de Estado de Educação de
Minas Gerais atinentes a matéria de designação e quadro de pessoal a serem
aplicados no Sistema de Designação e Quadro de Pessoal (SYSADP). A prosposta de
intervenção visa analisar, traçar um perfil de usuários do SYSADP, a fim de
desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem para disponibilizar aos
servidores administrativos das escolas estaduais da jurisdição da
Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas (SRE) material para
operacionalização do mesmo, solucionando os entraves de divergência de
informações que ocorrem no cadastro da vaga, em procedimentos relacionados ás
mudanças no quadro de pessoal, durante o ano, resultando em muitas vezes, no
retrabalho tanto para a escola, como para o gerente do SYSADP na SRE, Inspeção
Escolar e para a Divisão de Pagamento.
Palavras-chave: Escolas Estaduais. Sistemas.Treinamento Virtual.
1.1 APRESENTAÇÃO
Um dos problemas enfrentados
pelas Superintendências Regionais de Ensino (SRE´s) em Minas Gerais é a grande
demanda por atendimento ao suporte no Sistema de Designação de Pessoal e Quadro
de Pessoal - SYSADP da Secretaria de Estado de Educação - SEE, por busca de
informações para efetivar procedimentos, ou correção de eventuais erros no lançamento
de dados. Essa demanda impacta negativamente, os sujeitos envolvidos na
designação desde a escola, passando pelo setor de Gestão de Pessoal, Inspeção
Escolar, Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais-SISAP e
SEE/MG, sendo que se solucionado através de ações como treinamento, capacitação
e entrega rápida de informação por recursos tecnológicos, espera-se que a
utilização do suporte e retificação de informações seja reduzida, garantindo
assim a eficiência da Administração Pública de forma a atender aos anseios da
sociedade, conseguindo de modo legal atingir resultados positivos e
satisfatórios.
1.2 CONTEXTUALIZAÇÃO
O Estado de Minas Gerais possui 853 municípios, sendo estes divididos
em 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE). As SRE´s são uma extensão da
Secretaria de Estado de Educação (SEE), para que esta esteja mais próxima das
escolas estaduais e demais instituições de educação básica. A importância dessa
unidade administrativa se reflete nos resultados educacionais e na implantação
da política educacional no Estado bem como na sua fiscalização e efetivação de
políticas públicas.
Conforme Decreto nº
45.849 de 27 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a organização da Secretaria
de Estado de Educação, em seu artigo 3º há a disposição sobre a estrutura das
Superintendências Regionais de Ensino de Porte I, até o limite de sete
unidades, divididas nos setores de Diretoria Administrativa e Financeira
(DAFI); Diretoria Educacional Área A e Área B (DIRE) e Diretoria de Pessoal (DIPE),
já as de Porte II até o limite de quarenta e oito unidades serão divididas nos
setores de Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI); Diretoria Educacional
(DIRE) e Diretoria de Pessoal (DIPE). (MINAS GERAIS, 2011)
A seguir
apresentamos a Figura 1 com o organograma que representa a estrutura
organizacional da SEE/MG de forma sucinta:
Figura 1 - Organograma da Secretaria
de Estado de Educação de Minas Gerais
Figura 1: Organograma da SEE/MG
Fonte: Elaborado pela autora com base no Decreto
45.849/2011.
Sou bacharela em direito, servidora
pública efetiva do Estado de Minas Gerais há 03 anos, atuo como Técnica da
Educação Básica na Divisão de Gestão de Pessoal, setor ligado a DIPE, na 46ª
Superintendência Regional de Ensino de Pará de Minas Porte II, que atualmente
tem sob a sua jurisdição 19 (dezenove) municípios com 62 (sessenta e duas)
escolas estaduais, além das 149 (cento e quarenta e nove) municipais, 27 (vinte
e sete) particulares, 02 (duas) APAE´s e 02 convênios firmados entre o
Instituto Técnico em Agropecuária e Cooperativismo Antônio Luciano Pereira
Filho (ITAC) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV), campus Florestal.
A Figura 2, a seguir, apresenta o organograma da SRE Pará
de Minas:
Figura 2 - Organograma da Superintendência
Regional de Ensino de Pará de Minas
Fonte: Elaborado pela autora com base nos dados
coletados na SRE de Pará de Minas.(2019)
Após a declaração
de inconstitucionalidade (ADIN) nº 4.876 da Lei Complementar nº 100/2007 pelo
Supremo Tribunal Federal (STF), em dezembro de 2015, o estado de Minas Gerais
se viu diante de um quadro de designações massivo, tendo em vista que aqueles
servidores até então beneficiados, não mais fariam parte do quadro de
profissionais das escolas como efetivados.
Com o crescimento
exponencial das designações, a SEE em conjunto com a PRODEMG e parceria técnica
das SRE´s de São Sebastião do Paraíso e Pará de Minas aprimoraram um programa já existente de aprovação de
vagas, dando origem ao Sistema de Designação de Pessoal (SYSADP).
O SYSADP foi desenvolvido para ser utilizado a partir do
ano de 2016, havendo uma modernização no processo de designações, com
funcionalidades e ferramentas tecnológicas que visam a efetivar os cinco
princípios básicos da Administração Pública presentes no artigo 37 da Constituição
Federal do Brasil de 1988, sendo eles legalidade, impessoalidade,
moralidade, publicidade e eficiência.
(BRASIL, 1988)
Tal sistema
comporta a requisição das vagas, acompanha sua aprovação, gera os editais e sua
divulgação para a consulta pública realiza ações do cotidiano administrativo da
escola no tocante a gestão de pessoal, visto que o quadro de servidores das
escolas flutuam muito, de acordo com a enturmação,
e disponibiliza todas as informações
referentes à quantidade de turmas, alunos, servidores efetivos e designados,
entre outros dados.
Antes de tal
aprimoramento, e considerando que a quantidade de designações era menor, tendo
em vista o quadro de servidores efetivados, o maior volume de designações se
dava basicamente em substituições a professores e pessoal da área
administrativa das escolas, o procedimento era todo manual, através de um
programa sem muitos recursos, se limitando a requisição da vaga que logo em
seguida, seguia para aprovação dos agentes envolvidos no processo, a saber,
Inspetor Escolar/SRE/SEE, sendo aprovada, era autorizada a publicação de
edital, que se restringia apenas á fixação nos quadros de aviso da escola e da
SRE de sua jurisdição, cabendo ao profissional que gostaria de concorrer àquela
vaga, visitar diariamente os locais onde os editais ficavam expostos, limitando
a oportunidade de abranger um número maior de candidatos.
O acesso à estrutura do SYSADP se dá em 06
(seis) níveis, a saber:
Nível |
Público |
Principais
Funções |
11 |
Escola Estadual |
Solicitação de vagas, publicação de edital,
designação, finalização do processo, alterações de carga horária, mudança de
situação, emissão de QI´s. |
22 |
Inspetores Escolares |
Análise e deferimento das vagas e realização de
consultas. |
33 |
Usuário da SRE |
Realização de consulltas |
44 |
Gerente da SRE |
Coordenação em nível regional, análise e deferimento
das vagas, gestão do quadro de escola, acompanhamento, validação e
monitoramento do processo. |
55 |
SEE |
Coordenação geral dos processos, gestão do quadro de
escola, autorização das vagas para designação e monitoramento. |
66 |
Externo |
Consulta de Editais para a
Designação Presencial. |
Tabela 1 Fonte: Elaboração Própria
Dentre as inúmeras funções que o SYSADP apresenta,
destacam-se duas, que se encontram no nível de acesso 1, a primeira trata do
processo de contratação temporária, no qual a escola após cadastrar e divulgar
as vagas é preenchido dentro do sistema o Quadro Informativo (QI) constando os
principais elementos da designação, tais como, nome da unidade escolar, nome,
MaSP (número de registro do servidor público), admissão, quantidade de aulas,
matéria, se as aulas são destinadas ao ensino regular, educação de jovens e
adultos ou ensino especial, a série se anos iniciais ou finais do ensino
fundamental ou nível médio ou profissionalizante, se a vaga é em substituição,
entre outras informações; já a segunda se refere a possíveis movimentações que
ocorrem na instituição de ensino as quais demandam constates prorrogações,
mudanças de situação e/ou alterações no QI.
Anteriormente a
elaboração do QI era realizada de forma manual em formulário no Libreoffice,
porém diante da implantação deste sistema informatizado, surgiu a necessidade
de realização de cursos com os servidores das escolas, assim como,
disponibilizados alguns manuais.
Dentre as atribuições que exerço está a de dar suporte às escolas
estaduais da Regional Pará de Minas quanto à operacionalização do SYSADP, além
de proceder à análise e deferimento das vagas, correção de irregularidades,
gestão do quadro de escola, acompanhamento, validação e monitoramento do
processo, com a atuação de acesso no nível 4. (TABELA 1)
Uma vez que a normatização, a estrutura e a organização, direcionam e
padronizam o trabalho, assegurando qualidade do mesmo, essa não pode ser
engessada, e sim uma padronização dinâmica buscando sempre o constante
desenvolvimento para superar o atual estado, acompanhando a evolução do
ambiente escolar que é vivo e pulsante.
1.3 PROBLEMA
No momento da designação após a comprovação dos requisitos
previstos nas resoluções, é emitido pelo SYSADP o QI, tal documento tem como
cunho uma espécie de contrato de trabalho, que é assinado pelo servidor
designado, diretor da escola, inspetor escolar e posteriormente enviado para a
Divisão de Pagamento da SRE, para que seja taxado , isto é inclusão das
informações do QI no Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas
Gerais (SISAP), com a finalidade de proceder o pagamento do servidor para em
seguida ser assinado e devolvido para a
escola.
Portanto, tal documento é de extrema importância tanto para o servidor,
pois se refere ao seu vínculo de trabalho com o Estado, quanto para a própria
Administração Pública, pois é por meio dele que é possível validar a quantidade
de servidores nas escolas e conferir a
consonância do seu quadro de pessoal com as resoluções vigentes.
Entre os problemas a serem citados, relaciona-se a
divergência de informações que costumam ocorrer tanto no cadastro da vaga, como
em procedimentos decorrentes das mudanças no quadro de pessoal, durante o ano,
resultando, muitas vezes, em retrabalho para a escola, para o gerente do SYSADP
na SRE e para a Divisão de Pagamento.
Constata-se que esse óbice em operacionalizar o sistema é
recorrente em diversas escolas da Regional de Pará de Minas, o que importa numa
demanda de apoio técnico e reparação
pela SRE e SEE/MG.
Apesar
da SRE Pará de Minas possuir servidoras que prestam apoio técnico às escolas,
há uma despesa elevada em telefonemas, para esclarecimento de dúvidas, que em
sua maioria são recorrentes, além dos casos que os usuários não usam o suporte,
optando por realizar o procedimento sem o devido conhecimento, impactando
negativamente o volume de trabalho, uma vez que a SRE deve proceder à correção.
O SYSADP passou por várias atualizações e aperfeiçoamentos com a
disponibilização de novas ferramentas, e algumas escolas estaduais não
conseguem acompanhar tais mudanças, seja por fluxo grande de trabalho, seja por
inexperiência em lidar com sistemas, ou por troca de servidores, enfim a
problemática reside em operacionalizar tal sistema, que está em constante
aprimoramento.
Como resultado da falta de compreensão para
operacionalizá-lo, apresenta-se, então, uma grande demora na efetivação dos
processos de trabalho e um alto índice de incorreções, detectado nos documentos
referentes a pagamento de benefícios.
A seguir apresentamos a Figura 3 com um fluxograma que
representa todo o percurso da vaga até o momento da taxação no SISAP, para que
seja gerado o contra cheque do servidor designado:
Figura 3 – Fluxograma das
Designações na SRE Pará de Minas
Fonte: Elaborado pela autora (2019)
Observando o fluxograma percebe-se que a vaga faz um longo caminho até a
emissão do contracheque, seu destino, sendo vários servidores envolvidos no
processo e por vezes o QI fica incorreto por falhas cometidas na etapa 2
(cadastro da vaga) e 9 (emissão do QI), já que podem ocorrer desencontro de
informações entre os setores- Inspeção Escolar, Gerente SRE e Divisão de
Pagamento- e falhas na operacionalização do sistema, ocasionando retrabalho.
Abaixo apresentamos as Figuras 4 e 5 com fluxograma
que demonstra eventuais alterações na carga horária do designado e a mudança de
situação referente a designação, respectivamente.
Figura 4 – Fluxograma do processo de alteração da Carga Horária
Fonte: Elaborado pela autora (2019)
Figura 5 – Fluxograma do processo de mudança de
situação
Fonte: Elaborado pela autora (2019)
Em ambos os casos
as inconsistências ocorrem nas etapas de emissão do QI de dispensa (etapa 3),
edição da vaga (etapa 4) e emissão do QI (etapas 7 e 8, respectivamente), tais
falhas se dão por falta de conhecimento da legislação, e/ou falta de informação
dos códigos a serem lançados e/ou desconhecimento em operacionalizar o SYSADP.
Como se nota o fluxo da vaga não se
atém apenas no momento de sua necessidade (Figura 3- etapa 1), ao longo do ano
são várias ações que o operador necessita realizar, sempre associando
dispositivos legais com a inserção no sistema.
1.4 JUSTIFICATIVA
Com a rotina de trabalho, na SRE Pará de Minas,
identificaram-se erros na instrumentalização do SYSADP, por parte das escolas
estaduais, portanto se faz necessário, desenvolver cursos de operacionalização,
atualização e capacitação dos profissionais para que assim, haja uma redução de
retrabalho e impactos financeiros negativos.
Tais
cursos de atualização devem considerar as constantes mudanças de situações nas
escolas, aumento/ redução de turmas, retorno de titulares de cargo, saída de
servidores, entre outros fatores, sendo necessário desenvolver técnicas de
testes, nos ambientes virtuais, promovendo a interatividade, dinamismo e
motivação do servidor que operacionalizará o
sistema.
A
rotina demonstra que não basta fazer o manual e enviar orientações por e- mail
é necessário, assimilar os conceitos de forma interdisciplinar, com a interação
entre o sistema, as situações reais que ocorrem no cotidiano da escola e a
regulamentação dada por meio das Resoluções e Orientações relacionadas quadro
de pessoal e designações.
O
aprendizado realizado com a falta de associação de conceitos ocorre de forma
arbitrária, mecanicamente, sendo essa forma de preparação, não indicada para o
manuseio do SYSADP, tendo em vista que é preciso fazer uma compreensão da
situação real e aplicá-la no sistema, não se trata tão somente de lançar dados
é necessário um processo cognitivo. Acerca da aprendizagem mecânica Ausubel
citado por Tarouco elucida que “a aprendizagem de novas informações com pouca
ou nenhuma associação a conceitos da estrutura cognitiva, ocorrem de forma
arbitrária. Como exemplo de Aprendizagem Mecânica, pode citar o exercício de
decorar a tabuada.” (TAROUCO et al
apud AUSUBEL, 2006).
Com
as aulas no formato de Educação a Distância (EaD) o material disponibilizado
poderá abordar desde conceitos práticos do dia a dia, passando por alguns
dispositivos legais atinentes aos processos e por fim alcançando o momento da
prática quer seja, a operacionalização do sistema.
À
vista disso, compreende-se que a utilização dos treinamentos na modalidade à
distância, poderá contribuir para melhorar a operacionalização do SYSADP,
agregando conhecimento aos servidores da área administrativa escolar do estado
de Minas Gerais.
1.5 OBJETIVOS
1.5.1
Geral
Elaborar proposta de formação atualizada e continuada dos
servidores das escolas estaduais via aprendizado online, de utilização do
Sistema de Designação e Quadro de Pessoal – SYSADP.
1.5.2
Específicos
Contribuir
para o aprendizado, de maneira a aprimorar a utilização dos recursos do sistema
SYSADP.
Analisar o perfil do
servidor que está operacionalizando o SYSADP, se o mesmo possui familiaridade
com os recursos pedagógicos e tecnológicos, inerentes à utilização do mesmo.
Desenvolver junto
ao Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) SRE Pará de Minas, mecanismos de
ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Para cumprir com os objetivos deste
projeto, optamos por analisar o Fluxo de demandas a suporte e retificação de
informações junto ao Setor de Gestão de Pessoal da SRE de Pará de Minas,
especificadamente quanto a solicitação de auxílio para utilizar o sistema
SYSADP.
O referencial teórico do presente
projeto foi estruturado em três tópicos, a saber: procedimentos operacionais;
atos normativos e educação à distância.
Buscou-se compreender os procedimentos
operacionais que serão necessários para a implantação do presente projeto, o
arcabouço normativo das designações no Estado de Minas Gerais para mensurar o
grau de exigência que a mesma impõe bem como traçar conhecimentos relacionados
ao desenvolvimento da modalidade de educação à distância.
2.1 PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS
O desenvolvimento de um ambiente
virtual de aprendizagem tem como objetivo orientar a escola, em linhas gerais,
nas ações necessárias para proceder à designação nas escolas estaduais, bem
como, ao correto preenchimento de requisitos referente à contratação de
pessoal. De acordo com a Resolução SEE 3.995/2018, a designação de servidores
para o exercício de função pública será processada presencialmente diretamente
nas escolas estaduais ou em polos, micro polos ou nas Superintendências
Regionais de Ensino, e/ou à distância, por meio de sistema informatizado
online, em conformidade com o cronograma e orientações complementares a serem
oportunamente publicadas.
Somente
haverá designação de servidor para o exercício de função pública, em cargo vago
ou em substituição quando não existir servidor efetivo ou estabilizado ou
servidora designada, gestante em estabilidade provisória, que possa exercer tal
função, observado o disposto na Resolução.
Então
as ações propostas neste projeto têm o intuito de otimizar o tempo, diminuindo
o lapso temporal necessário para os procedimentos de designação nas escolas,
bem como reduzir contratempos ocasionados por processos indevidos, nas
oscilações no quadro da escola.
É
necessário nortear uma organização de trabalho estruturada em identificar uma
referência ao sequenciamento lógico de atividades e tarefas voltado para um
resultado, ou seja, processos devem gerar resultados e agregação de valor.
Estabelecer
e determinar como será a organização desse trabalho é fator determinante para
que o mesmo produza os resultados desejados pelos objetivos gerenciais, neste
sentido Faria et al ,elucida que
“deve-se destacar que, como todo processo de trabalho é regido pelos fins
estabelecidos, a escolha e o estabelecimento desses fins ou objetivos são uma
atividade de crucial importância.”
(FARIA; et al, 200-?)
Baseado
em tais premissas, o primeiro objetivo a ser estabelecido no sistema de
organização do trabalho é a elaboração de uma agenda, pois se trata de um
recurso que se estruturado corretamente, trás sequência de atividades previstas
para cada etapa a ser concluída, indo do estabelecimento de datas de reunião
entre os participantes do processo, estudo até a análise para o desenvolvimento
do material interdisciplinar, entre outros.
De
acordo com o Guia de Laboratório de Criação de Materiais Didáticos para a EaD,
da Universidade Federal de Minas Gerais, de organização de Arruda et al, um método para ser utilizado na confecção
de materiais para essa modalidade de ensino é o modelo ADDIE (Análise, Desenho,
Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) que estabelece etapas da produção
do material didático.
Destaca-se no
modelo ADDIE, o segundo D, quer seja, desenvolver a produção de material Arruda
et al, esclarecem que o trabalho deve
ser divido em etapas, devendo abranger o
planejamento e o desenvolvimento de roteiros para a confecção desse material.
Para a produção do
material pretende-se a seguinte divisão em 07 etapas:
·
1ª Etapa: Análise Contextual e
Divisão em Unidades;
·
2ª Etapa: Estudo da legislação com
as servidoras que operam o sistema, diretoria de pessoal, inspetores escolares
e coordenadora do SISAP;
·
3ª Etapa: Confecção de um manual
envolvendo o trabalho interdisciplinar de aplicar a normatização no sistema;
·
4ª Etapa: Elaboração de estudos de
casos;
·
5ª Etapa: Organizar uma biblioteca
com as informações consolidadas em um único local;
·
6ª Etapa: Produção em conjunto com
o NTE de vídeos curtos;
·
7ª Etapa: Elaboração do Mapa de
atividades.
A
primeira etapa trata da Análise Contextual e Divisão em Unidades, cujo objetivo
é identificar o público alvo da informação mensurando acessibilidade a sistemas
de informática, disponibilidade de tempo para frequentar o ambiente virtual,
que poderá ser realizado via formulário do Google, no que concerne a divisão
das unidades pretende-se separar por tópicos cada funcionalidade que o sistema
possui, ora individuais, ora intercaladas.
A segunda etapa visa identificar junto aos
servidores envolvidos no processo de designação e quadro de pessoal da SRE Pará
de Minas, as legislações, normas, orientações e códigos emanados da SEE/MG de
modo a alinhar todas as informações para que o material a ser produzido
contenha o maior número possível de dados.
A
terceira etapa tem por objetivo elaborar um manual físico com essas informações
atrelando o comando da norma junto a aplicação no sistema.
A
quarta etapa tem o fim de elaborar estudos dos casos mais recorrentes no dia a
dia da unidade escolar de forma que possam ser aplicados exemplos práticos
durante a produção de conteúdo.
A
quinta etapa se refere a disponibilizar todo o arcabouço normativo referente às
designações e quadro de pessoal contendo resoluções comentadas, orientações,
tabelas de códigos, entre outros.
A
sexta etapa visa produzir vídeos de curta duração, separados por cada função,
com o objetivo de atrelar a informação tanto relacionada a normatização da
SEE/MG como a aplicação no sistema, em uma linguagem rápida, fácil, objetiva e pontual
apresentando os passos a serem feitos através de um tutorial.
A
sétima etapa vem sobre a premissa de assimilar o conhecimento, com atividades
que serão propostas, adotando um modelo de gamificação, o qual tem o objetivo
de estimular e criar experiências nos usuários para que os mesmos se sintam
motivados por intermédio de jogos que atrelam o conhecimento, tornando-os
engajados durante o processo de aprendizagem.
Espera-se que com a
utilização do modelo ADDIE, agregado ao controle e método de agenda com
compromissos alinhados junto a toda a equipe auxiliará na execução do projeto,
uma vez que deve fazer parte da estratégia de qualquer tarefa a ser executada a
organização dos processos de trabalho.
Com relação ao
ambiente virtual de aprendizagem existem várias plataformas que são
disponibilizadas sejam gratuitas ou pagas, após pesquisa realizada pela autora
foi constatado que dentre as gratuitas a
que possivelmente poderá ser utilizada é a Classroom que se trata de recurso do Google Apps para a
área de educação lançado em 2014 que apresenta as seguintes funcionalidades
informadas pelo Google Play:
O Google Sala de aula
é um serviço gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer
usuário que tenha uma Conta do Google pessoal. Com o Google Sala de aula, os
professores e alunos se conectam facilmente, dentro e fora das escolas. O
Google Sala de aula economiza tempo e papel, além de facilitar a criação de
turmas, distribuição de tarefas, comunicação e organização.
O Google Sala de aula
oferece muitos benefícios:
• É fácil de
configurar: os professores podem adicionar alunos diretamente ou compartilhar
um código para os alunos participarem da turma. A configuração leva apenas
alguns minutos.
• Poupa tempo: o
fluxo de tarefas simples e digital, sem usar papel, permite que os professores
criem, revisem e atribuam notas às tarefas rapidamente em um único lugar.
• Melhora a
organização: os alunos podem ver todas as tarefas em uma página de tarefas, e
todos os materiais didáticos (por exemplo, documentos, fotos e vídeos) são
colocados em pastas automaticamente no Google Drive.
• Melhora a
comunicação: o Google Sala de aula permite que os professores enviem avisos e
iniciem debates com a turma instantaneamente. Os alunos podem compartilhar
recursos com os colegas e responder às perguntas no mural da turma.
Câmera: permissão
necessária para que o usuário tire fotos ou faça vídeos e poste-os no Google
Sala de aula.
Armazenamento:
permissão necessária para que o usuário anexe fotos, vídeos e arquivos locais
ao Google Sala de aula. Também é necessária para o suporte off-line.
Contas: permissão
necessária para que o usuário escolha qual conta usar no Google Sala de aula.
(PLAY STORE, 2019)
Além de todas essas
funcionalidades, sua interface é fácil como todos os e-mails oficiais
utilizados pela SEE/MG, SRE´s e escolas estaduais são de domínio do Google,
portanto o layout do Google Sala de Aula (Classroom) é bem similar ao do e-mail
e Google Formulários que os usuários já estão habituados a usar no dia a dia,
além do acesso rápido no Google APPS.
2.2 ATOS NORMATIVOS
No ano de 2007, foi
sancionada pelo então Governador do Estado de Minas Gerais, o senador Aécio
Neves da Cunha a Lei Complementar nº 100/2007, de 5 de novembro de 2007, que
dentre outros dispositivos, ocorreu a promoção à investidura de 98.000
profissionais da área de educação em cargos públicos efetivos sem a devida
realização de concurso público, indo contra o artigo 37, inciso II, da
Constituição Federal Brasileira de 1988, violando os
princípios constitucionais da isonomia,
impessoalidade e obrigatoriedade do concurso
público.
Em 2014, após o
ajuizamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn) 4876, pelo
procurador-geral da República, a mesma foi julgada parcialmente
inconstitucional, sendo preservada a situação dos servidores já aposentados,
bem como daqueles que preencham ou venham a preencher, os requisitos para a
aposentadoria até a data de publicação da ata do julgamento quer seja em 26 de
março de 2014.
No dia 1 de abril
de 2014, os servidores alcançados pela decisão
perderam a condição de “titulares de cargo
efetivo” atribuída pela Lei Complementar 100/2007. Em março de
2015, há o acolhimento do recurso proposto pela Advocacia-Geral do Estado para
manter os servidores atingidos pela referida lei até final de dezembro de 2015 de modo a não prejudicar o ano
letivo, no mesmo ano houve uma extensão
da regra para abarcar os servidores que preencham
ou venham a preencher, os requisitos
para a aposentadoria até a data de 31 de dezembro de 2015.
Com a desvinculação
destes servidores do quadro de efetivos do Estado de Minas Gerais, apesar de
existirem concursos públicos vigentes, tornou-se necessário aprimorar o
processo de designação, tendo em vista que o volume de designações aumentaria.
A Lei nº 10.254, de
20 de julho de 1990 que institui o regime jurídico único do servidor público
civil do Estado de Minas em seu artigo 10º estabelece que:
Art. 10 –
Para suprir a comprovada necessidade de pessoal, poderá haver designação para o
exercício de função pública, nos casos de:
I –
substituição, durante o impedimento do titular do cargo;
II –
cargo vago, e exclusivamente até o seu definitivo provimento, desde que não
haja candidato aprovado em concurso público para a classe correspondente.
§ 1º – A
designação para o exercício da função pública de que trata este artigo somente
se aplica nas hipóteses de cargos de:
a)
Professor, para regência de classe, Especialista em Educação e Serviçal, para
exercício exclusivo em unidade estadual de ensino;
b) (...)
§ 2º – Na
hipótese do inciso II, o prazo de exercício da função pública de Professor,
Especialista em Educação e Serviçal não poderá exceder ao ano letivo em que se
der a designação.
§ 3º – A
designação para o exercício de função pública far-se-á por ato próprio,
publicado no órgão oficial, que determine o seu prazo e explicite o seu motivo,
sob pena de nulidade e de responsabilidade do agente que lhe tenha dado causa.
§ 4º –
Terá prioridade para designação de que trata o inciso I deste artigo o
candidato aprovado em concurso público para o cargo, observada a ordem de
classificação.
§ 5º – A
dispensa do ocupante de função pública de que trata este artigo dar-se-á
automaticamente quando expirar o prazo ou cessar o motivo da designação,
estabelecido no ato correspondente, ou, a critério da autoridade competente,
por ato motivado, antes da ocorrência desses pressupostos.
§ 6º –
(...) (MINAS GERAIS, 1990)
Portanto, a
designação sob a óptica deste projeto, é a forma de preenchimento de cargo
público a título precário para assegurar o funcionamento das escolas estaduais,
especificadamente no Estado de Minas Gerais.
O processo de designação é norteado por legislações
vigentes e resoluções editadas pela Secretaria de Estado de Educação, para o
ano de 2019, foi editada a Resolução SEE nº 3.995, de 24 de outubro de 2018 que
dispõe sobre critérios e define
procedimentos para inscrição, classificação e designação de candidatos para o
exercício de função pública na Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado
de Educação de Minas Gerais (SEE-MG).
Dentre os
dispositivos da referida resolução, destaca-se o artigo 39 e seus incisos:
Art. 39 - A direção da escola deverá registrar no Sistema SYSADP do Portal da Educação todas as vagas
ainda não assumidas por servidores efetivos ou estabilizados, observando os
limites do comporta e a real necessidade da escola: (grifou-se)
I – justificar o motivo da solicitação;
II – especificar o período da designação e o horário de trabalho;
III – em caso de substituição, identificar o titular afastado e
informar o prazo do afastamento;
IV – observar os prazos mínimos
permitidos para designação para a função pública de:
a)
Professor
de Educação Básica - PEB, para atuar na docência, por qualquer prazo;
b)
Auxiliar
de Serviços de Educação Básica - ASB, nos afastamentos do titular por 15
(quinze) dias ou mais, exceto quando a escola tiver apenas um ASB em cada
turno, hipótese em que a substituição será por qualquer prazo;
c)
Assistente
Técnico de Educação Básica – ATB, nos afastamentos por 30 (trinta) dias ou
mais, desde que não exista, na localidade, servidor em Ajustamento Funcional
que possa exercer tal função;
d)
Professor
de Educação Básica – PEB, para a função de Professor para Ensino do Uso da
Biblioteca, Especialista em Educação Básica – EEB e demais situações, nos
afastamentos do titular por 15 (quinze) dias ou mais.
§ 1º (...)
§ 2º (...)
§ 3º (...)
§ 4º (...) (MINAS
GERAIS, 2018)
Conforme disposto no artigo
acima referenciado “A direção da escola deverá registrar no Sistema SYSADP do
Portal da Educação todas as vagas ainda não assumidas por servidores efetivos
ou estabilizados”, portanto fica
evidente a operacionalização do SYSADP por parte da escola.
Ademais a
operacionalização do referido sistema não se restringe apenas ao registro das
vagas ainda não assumidas, abrangendo também o lançamento de vagas em
substituição, acompanhamento e análise das vagas por parte do setor de Inspeção
Escolar/SRE/SEE, geração de editais, preenchimento do QI.
Indo mais além, tendo
em vista que de acordo com a demanda de alunos há uma redução ou ampliação de
turmas, ocasionando modificações no QI do servidor designado, há os processos
de dispensa, reserva de vagas às servidoras gestantes que gozam de estabilidade
provisória, cadastro de vagas para os servidores ocupantes de cargo/ função de
diretor/vice-diretor que não possuem cargo efetivo ou que não lograram
designação, prorrogação de contratos de trabalho, entre outros.
O sistema comporta
também as designações realizadas de forma online, que são estabelecidas no
artigo 48 da Resolução SEE 3.995/2018:
Art. 48 - A designação será processada online, por
Sistema Informatizado, ou presencial, diretamente nas escolas, na SRE, ou em
outro local público previamente definido, nos dias e horários determinados no
respectivo edital e divulgado amplamente.
§ 1º - A chamada inicial para a designação on line, por Sistema
Informatizado será processada para o exercício das seguintes funções:
(grifou-se)
I - Ensino Regular
a) Professor de Educação Básica – PEB Anos Iniciais Regente de
Turma/Eventual e Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca;
b) Assistente Técnico de Educação Básica – ATB;
c) Especialista em Educação Básica – EEB.
II - Educação Especial
a) Para atuar em escolas de Educação Especial:
a.1. Analista de Educação Básica – AEB;
a.2. Professor de Educação Básica – PEB Anos Iniciais Regente de
Turma/Eventual/ Professor para o Ensino do Uso da Biblioteca /Oficina
Pedagógica/Projetos autorizados pela SEEMG;
a.3. Assistente Técnico de Educação Básica – ATB;
a.4. Especialista em Educação Básica – EEB.
b) Para atuar em escolas que mantêm parceria com a SEEMG:
b.1. Professor de Educação Básica – PEB Anos Iniciais Regente de Turma;
b.2. Especialista em Educação
Básica – EEB.
III - Conservatório Estadual de Música
a) Assistente Técnico de
Educação Básica – ATB;
b) Especialista em Educação
Básica – EEB.
IV - CESEC
a) Assistente Técnico de Educação Básica – ATB;
b) Especialista em Educação
Básica – EEB.
V - SRE
a) Analista Educacional/Inspetor Escolar –
ANE/IE. (MINAS GERAIS, 2018)
Portanto, além do
sistema gerir toda a designação ao longo do ano, ele ainda realiza o controle e
processamento das designações online, que ocorrem no período da chamada
inicial, quer seja, no início do ano letivo.
Deste modo, o
operador do sistema, utiliza determinada função apenas num período do ano,
sendo que a mesma será utilizada somente no ano seguinte, o que poderá ocorrer
esquecimento, ocasionando assim muitas dúvidas que sobrecarregam o suporte das
SRE de Pará de Minas, além, do que se considera mais gravoso, o lançamento de
dados equivocados, impactando negativamente o processo de designação.
Além das funções
ora descritas, o sistema passou a comportar também a partir de 2019, a
funcionalidade que permite a escola estadual identificar e apurar o seu Quadro
de Pessoal, conforme estabelece a Resolução 4.112/2019 que trata das normas
para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais de Educação
Básica da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais a partir e 2019 e dá outras providências.
Nos termos do art.
3º da referida Resolução:
Art. 3º Compete ao Diretor ou
Coordenador de Escola Estadual organizar o Quadro de Pessoal com base no
disposto nesta Resolução; em seus Anexos e em Instruções Complementares. (MINAS
GERAIS,2019)
Com essa
funcionalidade no SYSADP é possível visualizar a quantidade de turmas, alunos e
turno de funcionamento; a quantificação de pessoal da escola; dados
curriculares; acompanhar o quadro de servidores tanto efetivos como designados,
além de verificar possíveis inconsistências que são identificadas por cores, a
saber: vermelho, quando a quantidade de servidores ultrapassarem o previsto na
Resolução do Quadro de Pessoal e laranja, quando houver incompatibilidade entre
o quantitativo de carga horária distribuído entres os Professores e o permitido
conforme a matriz curricular da escola registrado no Sistema Mineiro de
Administração Escolar (Simade), que se trata de um sistema que possui um banco
de dados com todas as informações sobre o sistema educacional mineiro.
Ocorrem inúmeras
modificações no quadro de pessoal da escola no decorrer do ano como, por
exemplo, servidores que entram em ajustamento funcional, devendo ser indicado
no SYSADP qual será o local de aproveitamento desse servidor; professores que
possuem carga horária excedente e que são remanejados para outra escola da
localidade devem ter a distribuição atribuída dessa carga horária no SYSADP.
Ademais tanto na
Resolução 3.995/2018, quanto na 4.112/2019 trazem dispositivos acerca da responsabilidade do Diretor ou Coordenador
de Escola de se fazer cumprir as determinações de ambas, portanto é dever dos
servidores da escola exercer sua função com eficiência e responsabilidade.
Observa-se que o
sistema SYSADP trabalha de forma articulada com 02 Resoluções emitidas
anualmente, além de orientações que são repassadas pela SEE, portanto, o
servidor da escola deve compreender como articular o que é exigido em ambas às
resoluções e operacionalizar o sistema, já que as informações ali inseridas
devem estar em estrita consonância com os critérios estabelecidos na legislação
e orientações.
2.3 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Ao se buscar
uma definição para Educação a Distância (EaD), é importante considerar que,
como fruto do pensamento humano a tecnologia influencia a vida da
sociedade bem como a sua cultura, causando até uma certa dependência, que
acarretam boas ou más ações, já que para Araújo et al. (2017, p. 927) “o homem deve utilizar a tecnologia para o
bem comum, seguindo a linha do raciocínio que vise agir sobre o meio em que
vive de forma consciente.”
Portanto a
Educação a distância é uma modalidade de ensino na qual a relação
ensino-aprendizagem ocorre em tempos e espaços diversos e é mediada por meio do
uso de tecnologias de informação e comunicação.
Quando se
pensa em tecnologias e educação, logo nos vêm à mente recursos informáticos
avançados, contudo, o conceito de tecnologia é muito mais amplo e abrange todos
os recursos e procedimentos criados pelo homem para satisfazer as suas
necessidades. Dessa forma, um lápis de escrever é uma tecnologia antiga e ainda
muito útil, criada para a transmissão das palavras para um meio físico, o
papel, que também é uma tecnologia. Ambas são utilizadas para o registro do pensamento
humano, contudo o uso das tecnologias digitais são fundamentais para educação a
distância porque são o meio utilizado para realização dos processos de mediação
e de construção do conhecimento.
A
internet é a tecnologia que permitiu a reunião e o acesso ao maior número de Tecnologias de Informação
e Comunicação- TIC´s empregadas nos processos educativos. A internet
revolucionou a EaD porque, por meio dela, o estudante pôde ter acesso a grande
variedade de recursos didáticos, tais como: Videoaulas, Audioaulas, E-books, Fóruns, Chat, Redes
Sociais, Web conferência, entre outros.
Dentre as tecnologias empregadas na EaD, as plataformas de
ensino, softwares utilizados para reunir e estruturar os recursos educativos,
destacam-se por sua larga utilização. Tais softwares são escolhidos,
configurados e organizados de modo a proporcionar a construção de um percurso
didático especialmente pensado para determinado curso na modalidade a
distância, construindo ambientes interativos de aprendizagem.
Sendo assim a introdução
de capacitação on-line, em ambiente virtual via e- learning, destinada aos
servidores das escolas estaduais que vão operacionalizar o sistema, torna-se de
fundamental importância tendo em vista que atingirá mais servidores, reduzindo
barreiras geográficas, economia de material didático, deslocamento, locações e
alimentação, acesso a conteúdo atualizado, e contato com novas tecnologias.
Para Padalino e
Peres:
O e-learning abrange um conjunto amplo de aplicações e processos,
como ensino baseado na web, no
computador, com uso de salas de aula virtuais, e colaboração
digital. Inclui, ainda,
a entrega de
conteúdo via Internet, Intranet/Extranet, áudio - e gravações em vídeo, rádio por
satélite, TV interativa e CD-ROM, enfim, o e-learning
é interativo e oferece flexibilidade instrucional.
Para o sucesso dos programas
de treinamento e desenvolvimento de pessoal, é fundamental que o planejamento
seja estabelecido com metas congruentes com a política de recursos humanos da
organização e construído de modo participativo, integrando o mentor dos
programas, seus executores e os treinandos, bem como considerando as fases de
diagnóstico situacional, objetivos, metodologia/estratégias, avaliação e
análise dos resultados e dos custos. (PADALINO; PERES, 2007)
Em recente nota
técnica o Ministério do Trabalho, através da Secretaria de Inspeção do
Trabalho, se posicionou formalmente a favor da utilização de tecnologia de
educação a distância para os treinamentos previstos nas Normas Regulamentadoras
de Segurança e Saúde no Trabalho, conforme se extrai que “assim como é profícua
no sistema formal de educação, a adoção da metodologia de EaD no universo do
trabalho pode ser produtiva, por proporcionar maior abrangência e alcance na
propagação de conhecimento, além de otimizar recursos.” (Ministério do
trabalho. Nota Técnica N° 54/2018 /CGNORJDSST/SIT)
A nota técnica
esclarece que ocorreu a
implementação de projeto
piloto de empresa de porte nacional para utilização da modalidade de ensino a
distância e semipresencial para as capacitações previstas na NR-20. O trabalho
envolveu a análise do projeto pedagógico e dos materiais utilizados, bem como
entrevistas com os trabalhadores submetidos a essa modalidade de capacitação.
Após análises, recomendações de melhorias e intensos debates do projeto piloto
pela Subcomissão Tripartite, foi constatada a viabilidade da utilização dessa
metodologia de aprendizagem - EaD e semipresencial - no fornecimento das capacitações preconizadas pela NR-20.
(Ministério do trabalho. Nota Técnica N° 54/2018 /CGNORJDSST/SIT
Com
relação à forma de comunicação nessa modalidade podemos classificar as
formas de interação em 2 tipos: a do tipo síncrona e assíncrona, que nas palavras de Miranda e
Dias ao mencionarem sobre a importância
desses ambientes de aprendizagem “é relevante
conhecer e analisar as interacções dos alunos (sujeitos) perante ambientes
proporcionados por redes síncronas e assíncronas e a sua relação com a
aprendizagem.”(MIRANDA; DIAS, 2003)
De
acordo com Miranda e Dias se referindo a Jonassen
& Carr há :
Dois tipos de ferramentas podem ser usadas para
fomentar a partilha de conhecimento através de conversações: ferramentas de
comunicação síncrona, familiares aos utilizadores da Internet como IRC
(Internet Relay Chat), vulgarmente designado por chat, e sistemas de mensagens
instantâneas; e ferramentas de comunicação assíncrona, tais como, correio
eletrónico, fóruns de discussão e listas de discussão. Os ambientes suportados
por redes de comunicação síncrona funcionam como ambientes virtuais baseados em
texto, apelativos para imersão dos alunos na conversação, enquanto que os
ambientes suportados por redes de comunicação assíncrona,são tipicamente menos
envolventes, focando- se mais na conversação reflexiva do que na imersão (MIRANDA;
DIAS, 2003).
Assim a comunicação síncrona é toda aquela que
exige que os interlocutores estejam conectados ao serviço (meio de comunicação)
no mesmo momento, para que haja a troca de mensagens, havendo interação e está
relacionada ao uso de mecanismos de comunicação síncronos como, por exemplo,
entre outras tecnologias que permitam a interação de forma online, a web
conferência e chats.
Por outro lado a
comunicação assíncrona pode ser considerada como toda
comunicação realizada em momentos
diferentes no tempo para envio, recepção e mensagens, ou seja, os intelocutores
não precisam estar no mesmo tempo para que exista a interação e transmissão do
conhecimento, como, por exemplo, vídeos
gravados, fóruns de discussão, e-mail, entre outros.
Assim, a principal diferença entre as
ferramentas síncronas e assíncronas é que a segunda oferece maior liberdade
para que os indivíduos desenvolvam o aprendizado de acordo com o seu tempo,
horário e local preferido, e na primeira o indivíduo deve estar presente no
momento da comunicação, assim acredita-se que o ideal é intercalar ambas as
formas de comunicação, fazendo uma combinação entre os meios síncronos e
assíncronos.
Por essa razão é
necessário compreender como os sujeitos aprendem, edificam o conhecimento,
considerando seus princípios, cotidiano, valores, posturas, sendo,
indispensável recorrer a meios de diálogo para conhecer esses sujeitos, como,
por exemplo, a formulação de pesquisas relacionadas a absorção do conhecimento
por meio do aprendizado online, a realização de Web conferência com a
participação dos sujeitos envolvidos no processo, especialmente quando é
agregada ao sistema novas funcionalidades ou ao arcabouço normativo novas
orientações, a fim de que a informação chegue mais rápida e pontual. Para Bessa et
al o desenvolvimento de redes compreende
uma grande teia que se tece com as tecnologias, serviços, pessoas,
ideias, informações e contam com as ferramentas diversas: diretrizes
estratégicas nos cursos e componentes curriculares; cultura forte de
planejamento e avaliação; acesso, disseminação e a segurança das informações;
investimento em processos interativos; estímulo a um alto volume de sugestões e
ideias dos estudantes; estímulo a criação e inovação; trabalho em equipes e
valorização da formação de lideranças. (BESSA et al, 2019)
Deste modo o curso de
operacionalização do sistema deve considerar a inclusão de mecanismos para
auxiliar os usuários a terem uma boa interface com o SYSADP e compreensão dos
atos normativos, através de debates propostos nos fóruns com a discussão de
temas relacionados aos atos normativos; buscar compreender a opinião dos mesmos
com perguntas e respostas em questionário, ou seja, utilizar maneiras de
aproximar e compreender os desafios que esses servidores enfrentam para
auxiliá-los na superação dos mesmos.
Diante de tudo o que foi analisado,
pode-se compreender que a utilização de capacitação via sistema online, é uma
tendência tanto para a educação à distância como em treinamento e aprimoramento
nas instituições de modo geral, podendo ser utilizada para aperfeiçoar a gestão
do conhecimento.
Serão analisados duas formas de
perspectivas quanto à utilização do sistema, uma por parte dos usuários das
escolas, que serão selecionadas dentro da jurisdição da SRE Pará de Minas e
outra por meio dos servidores que dão suporte a estes usuários, de forma a
detectar e priorizar quais são as dificuldades recorrentes dos usuários de
nível de acesso 1, conforme tabela 1.
Para tanto, a metodologia utilizada
para a coleta dos dados e informações se dará por questionários formulados
através da ferramenta Google Formulários e enviados às escolas, e para os
servidores da SRE que dão o suporte será realizada uma entrevista.
A pesquisa-ação exige do pesquisador uma postura
ética, de forma que cabe a ele ter o compromisso com a verdade e respeito aos
sujeitos que participarão da coleta de dados. Além do mais, cabe ao pesquisador
um cuidado ético e cauteloso no momento de analisar as informações e elaborar
suas conclusões de forma a não corromper os resultados com suas próprias
ideologias, para Manolita Correia Lima,
A concepção do método de pesquisa-ação tem o mérito de
preconizar a combinação da qualidade formal associada a investigações rigorosas
com a qualidade política centrada nas implicações éticas e políticas, presentes
nos planos de ação coletivamente formulados. (LIMA, 2005)
A importância da ética é parte
essencial de qualquer pesquisa, sendo preservado o respeito aos direitos dos
outros, a boa convivência, enfim, priorizando o bem estar de todos.
Para a
execução deste projeto, serão utilizados os materiais já existentes no tocante
a operacionalização do sistema, que serão atualizados de acordo com as novas
versões, e adaptado para o formato online.
O projeto visa
disponibilizar em forma online instruções para utilização do SYSADP em
consonância com as normatizações vigentes de forma a contribuir com a
aprendizagem contínua dos servidores das escolas estaduais.
Para
isso será necessário realizar coleta de dados junto aos servidores das escolas
de forma a identificar o perfil do servidor que operacionaliza o sistema
SYSADP, para assim diagnosticar os pontos em que há mais insegurança e maior
margem de erro dos usuários.
Por fim, será
proposta uma parceria técnica com o Núcleo de Tecnologias Educacionais- NTE da
SRE Pará de Minas, para o desenvolvimento do ambiente virtual, bem como a
produção de vídeos com áudio e a utilização de ferramenta que grave a tela do
computador para que assim seja realizado um tutorial, sendo selecionado dentro
da SRE servidores que tenham conhecimento do sistema e dos atos normativos com
boa dicção de forma que a sua explanação seja clara e precisa.
O acompanhamento será de forma sistemática ao longo de todo o projeto, controlando mudanças e revisões, apontando e documentando. Deverá primar pela discussão da necessidade de se promover alterações do escopo com a equipe de forma a atender a proposta final do projeto.
O controle das ações será realizado de acordo
com a seguinte sistemática:
Processo |
Período |
Definição |
Modo |
Local |
Responsável |
Elaboração do projeto de intervenção |
ago/set/out/nov/ 2019 |
Elaboração do projeto de intervenção |
Trabalho de elaboração
com auxilio do tutor |
Home office |
Marina Rodrigues de
Souza |
Levantamento de literatura |
ago/set/out/nov/ 2019 |
Pesquisa qualitativa de bibliografia |
Trabalho de pesquisa de
artigos acadêmicos relacionados ao tema no Scielo e Google Acadêmico |
Home office |
Marina Rodrigues de
Souza |
Coleta de dados escolas |
fev/mar /2020 |
Formulação das perguntas para coleta de dados |
Analisando as perguntas
formuladas |
Diretoria de Pessoal –
SRE Pará de Minas |
Supervisor Divisão de
Pagamento e Gestão de Pessoal |
Entrevistas suporte da
SRE |
fev/mar /2020 |
Formulação dos quesitos para coleta de dados |
Analisando os quesitos
formulados |
Setor Gestão de Pessoal |
Supervisor Gestão de
Pessoal |
Coleta de dados |
abr/2020 |
Respostas fornecidas
pelos usuários/servidores |
Acompanhamento de
relatórios |
Setor Gestão de Pessoal |
Supervisor Gestão de
Pessoal |
Tratamento dos dados |
mai/jun 2020 |
Analise dos dados e
emissão de parecer |
Acompanhamento de
relatórios |
Diretoria de Pessoal –
SRE Pará de Minas |
Supervisor Divisão de
Pagamento e Gestão de Pessoal |
Opções gratuitas para hospedar o AVA |
jul/2020 |
Pesquisa de
ambientes virtuais de aprendizagem |
Pesquisa aos recursos
já existentes |
NTE- SRE Pará de Minas |
Coordenador NTE |
Produção de material para do AVA |
jul/ ago/ set/2020 |
Produção do conteúdo
para os e-learning |
Avaliar o conteúdo já
produzido no período |
NTE– SRE Pará de Minas |
Supervisor Gestão de
Pessoal e Coordenador da Inspeção Escolar |
Utilização do AVA pelas escolas selecionadas |
Set/Out/ Nov/ 2020 |
Mensurar as reflexões
das escolas selecionadas para testar o AVA |
Acompanhamento de
relatórios |
Setor Gestão de Pessoal |
Supervisor Gestão de
Pessoal |
Elaboração do relatório final |
Dez/2020 |
Analisar o relatório
final do projeto |
Verificação entre a
proposta do projeto e o relatório final |
Diretoria de Pessoal –
SRE Pará de Minas |
Supervisor Gestão de
Pessoal, Supervisor Divisão de Pagamento Coordenador da Inspeção Escolar e
Diretora da SRE |
Tabela 2 Fonte: Elaboração Própria
Segue abaixo especificação do orçamento para o
projeto:
Especificação do material |
Quantidade/unidade |
Valor R$ |
Papel Sulfite A4 com 500 fls. |
02 pacotes |
50,00 |
Tonner de tinta para impressão |
01 unidade |
125,00 |
|
|
|
Total |
- |
175,00 |
Tabela 3 Fonte: Elaboração Própria
Quanto aos custos para o levantamento de informações
são praticamente zero, considerando que a ferramenta Google Formulários é
disponibilizada gratuitamente e a entrevista será feita in loco ou via skype/whatsapp vídeo.
Os equipamentos utilizados para tal levantamento de
dados serão um computador com acesso à internet que possua webcam, microfone,
alto falante e uma conta de e-mail sob o domínio do Google, os quais já se
encontram à disposição.
Os equipamentos tecnológicos se encontram disponíveis
no patrimônio da SRE Pará de Minas, e como instalações poderão ser utilizadas a
da sede da SRE Pará de Minas ou de alguma escola pertencente ao município, que
possua estrutura física para tal ação.
A
previsão de material de consumo utilizado é a mínima possível, tendo em vista
que a coleta de dados, entrevistas, produção de conteúdo serão realizados por
meio virtual, ocasionalmente poderá ocorrer a impressão de dados.
Com
relação ao pessoal que participará do projeto serão
servidores do quadro de colaboradores do Estado de Minas Gerais em exercício na SRE Pará de Minas, cuja implementação se
dará dentro da jornada de trabalho, não sendo necessário o pagamento de horas
extras.
O início deste projeto se deu a partir da perspectiva
de conhecer, além da experiência cotidiana, alguns aspectos da execução do
trabalho realizado pelos servidores administrativos, tanto dos setores de
gestão de pessoal e de pagamento quanto das escolas da jurisdição da SRE Pará
de Minas.
A proposta
busca disponibilizar para consulta as funções e recursos do SYSADP, bem
como, atualizar as informações contidas no ambiente virtual de aprendizagem com
as novas funcionalidades do sistema em
consonância com expedição de atos
normativos para que o usuário tenha acesso permanente para realizar consultas e
compreender a operacionalização do mesmo, a baixo custo.
A implementação
do projeto visa despertar e incentivar no servidor da Secretaria de Estado de
Educação, especialmente os que se encontram em exercício nas escolas estaduais
sob a jurisdição da SRE Pará de Minas, o uso e as aplicações de novos recursos
tecnológicos propondo uma reflexão sob a perspetiva de novas formas de
organização, gestão e disseminação da informação através dos ambientes
digitais.
O projeto se implementado, terá como 02 (duas)
próximas etapas: a primeira é traçar o perfil do servidor que utiliza o sistema
e mensurar se a familiaridade com os recursos pedagógicos e tecnológicos
influenciam no uso do mesmo, selecionar algumas escolas da jurisdição da SRE -
Pará de Minas, separando-as por 2 grupos, grupo A, aquelas escolas com índice
menor de dificuldade em operacionalizar o sistema e grupo B aquelas escolas com
índice maior de dificuldade, encaminhando para as mesmas um questionário
virtual, onde será verificada a interação daquele profissional com as
tecnologias, grau de instrução, qual a maior dificuldade encontrada para
utilizar o sistema; já a segunda etapa consiste em analisar junto ao NTE as
opções gratuitas e funcionais a serem utilizadas para o desenvolvimento do
ambiente virtual de aprendizado, com todas as ferramentas necessárias para
inclusão de material didático, considerando que tais recursos sejam de fácil
manuseio e entendimento para os usuários.
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