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Gilma Reis Alvarenga
Pós Graduanda em Gestão de Instituições
Federais de Educação Superior na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Marcelo Reis Maia
Graduado em Arquitetura e Urbanismo
(Izabela Hendrix 1998), pós-graduado em Arquitetura Contemporânea, Projeto e
Crítica (PUC-MG 2001), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de
Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP, 2006), e doutor
em Arquitetura e Urbanismo (FAU/USP 2013). Professor da Escola de Arquitetura
da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
RESUMO
Este Plano de Ação
foi desenvolvido para realizar Intervenções Pedagógicas junto aos alunos da
Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira após a redução da Escola
Integral/Integrada pelo governo do Estado de Minas Gerais. O trabalho foi
elaborado pela supervisora e implementado pelas professoras da escola. Foi
construído e desenhado nos horários de Módulo. Estes horários são encontros
semanais destinados à capacitação e formação continuada. A proposta foi
realizar Intervenções Pedagógicas nas
turmas do 1º ao 4° ano do Ensino Fundamental, turno da tarde. Para que houvesse
mais eficácia, os alunos foram agrupados por dificuldades semelhantes em cada
faixa etária. A intervenção pedagógica é uma interferência que um profissional
da área de educação faz sobre o processo de desenvolvimento ou aprendizagem do
sujeito que, no momento, apresenta dificuldades. Foram observados e catalogados
os resultados obtidos no 2º semestre de 2019 porque serão o suporte para
aprimoramento do trabalho no ano letivo seguinte.
Palavras-chave: Plano de Ação/Educação
Integral/Integrada/Intervenção Pedagógica
APRESENTAÇÃO
O
trabalho é um Plano de Ação desenvolvido para a Escola Estadual Olímpia Rezende
Pereira, localizada na Rua Lindolfo Deodoro, nº 84, bairro Jardim América, Belo
Horizonte, Minas Gerais. A escola trabalha com o Ensino Fundamental, 1º ao 4º
ano no turno da tarde e o público atendido são crianças moradoras do Morro das
Pedras e da Comunidade da Ventosa. São alunos que vivem em condições sócio
culturais vulneráveis e são carentes de quesitos essenciais ao desenvolvimento.
O
projeto foi elaborado para melhorar o ensino aprendizagem dos alunos da Escola
Estadual Olímpia Rezende Pereira e para amenizar os prejuízos causados pelo
corte parcial da Educação Integral/Integrada oferecida pelo governo do Estado
de Minas Gerais.
Souza
(2003) colocou algumas definições de Políticas Públicas citando, por exemplo,
Mead (1995), para quem Políticas Públicas é um campo dentro do estudo da
política que analisa o governo dentro das grandes questões públicas. Implica em
observar se o governo está realizando os quesitos básicos para se cumprir os
direitos dos cidadãos.
O
projeto de Educação Integral/Integrada é uma Política Pública Educacional
fundamental para a educação e principalmente, para os alunos menos favorecidos
do Estado de Minas Gerais.
A Secretaria de Educação
do Rio Grande do Sul fala que o Programa Escola em Tempo Integral se engaja
numa perspectiva de desenvolvimento de uma escola pública que cumpra com a sua
função social, que é a de permitir às crianças, adolescentes e jovens o acesso
ao conhecimento, contextualizando-o com o mundo em que vivem (BRASIL, 2019).)
Além disso, está em consonância
com o Plano Nacional de Educação, que prevê na Meta 6 a oferta de educação em
tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender,
pelo menos, 25% dos alunos da educação básica até 2025.
Em fevereiro de 2019
iniciou-se o ano letivo na expectativa do começo da Educação Integral/Integrada
na Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira, pois a mesma é ofertada desde 2006.
Com o início do projeto, haveria a normalização das atividades escolares e das
famílias dos alunos que dependem do programa para que possam trabalhar com tranquilidade.
No entanto, ao finalizar os meses iniciais do ano escolar, a Secretaria de
Educação não havia emitido nenhuma informação sobre o assunto, somente o Ensino
Regular funcionava normalmente. Começaram a surgir dúvidas sobre a possível não
implementação do programa em 2019. Surgiram então os transtornos nas famílias,
pois não conseguiam ajustar os horários de trabalho com os estudos dos filhos.
Em abril, a secretária de educação anunciou o início da Educação
Integral/Integrada com outra formatação.
“Redução no ensino integral do Estado
vai cortar 80 mil vagas ”Jornal: O Tempo, Belo Horizonte, MG, 10 de abril de
2019.
A secretaria declarou
que o programa estaria sendo reformatado e que somente as escolas com maior
vulnerabilidade seriam contempladas, medida que prejudicou mais de 80 mil
estudantes.
Os alunos atingidos
com este corte ficaram sem alimentação, cuidados higiênicos básicos,
acompanhamento pedagógico que inclui os deveres de casa, trabalhos e reforço
escolar, atividades esportivas e de informática, além de ficarem expostos à violência
e ao tráfico.
O corte parcial da
Educação Integral/Integrada no 1º semestre de 2019 trouxe muitos problemas para
a Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira, a começar pela redução do número de
alunos. Isso se deu uma vez que alguns pais foram buscar auxílio nas escolas
municipais que oferecem a Educação Integral/Integrada, mas poucos deles
conseguiram. Existe apenas uma escola municipal na região que atende do 1º ao
5º ano do Ensino Fundamental com o programa e essa escola tinha poucas vagas.
Outras famílias pediram auxílio aos familiares para ajudarem a pagar o
transporte escolar que levasse os filhos para uma escola qualquer que tivesse o
horário estendido, já que não tinham com quem deixar as crianças para trabalharem.
Houve crianças que
estavam chegando à escola com fome, já que suas famílias são carentes de
quesitos básicos. Após algumas reflexões, a gestão autorizou o pessoal da
merenda a antecipar o horário de lanche para vários alunos, para que eles se
alimentassem e pudessem produzir um pouco mais na sala de aula. Os trabalhos e
os deveres de casa também ficaram comprometidos, já que todos estes trabalhos
eram feitos na Educação Integral/Integrada. Os professores ficaram
insatisfeitos com a redução, porque muitos ficaram sem o segundo cargo e outros
sem nenhum trabalho.
Diante dos fatos
relatados, foi necessário minimizar os prejuízos causados na Escola Estadual
Olímpia Rezende Pereira para que o Ensino Regular acontecesse da melhor maneira
possível.
Este Plano de Ação
foi elaborado para amenizar os danos causados com a redução da Educação
Integral/Integrada da rede estadual de Ensino do Estado de Minas Gerais, mais
especificamente, para a Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira, porque foi
para esta escola que o projeto foi desenvolvido.
Foi observado que os
alunos estavam desmotivados com as tarefas de sala de aula e não realizavam
mais os deveres de casa, o que estava resultando em um baixo aprendizado. A
equipe pedagógica reuniu para debater o que seria feito e, partindo das ideias
e sugestões do grupo, este trabalho surgiu. As atividades deram um suporte para
as professoras.
O foco deste trabalho
foi amenizar os prejuízos causados pela redução da Educação Integral/Integrada
na Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira.
-
Diversificar
as atividades pedagógicas para motivar a permanência dos alunos na escola;
- Tranquilizar as famílias
quanto ao ensino aprendizagem dos alunos;
- Ajustar os horários de
alimentação na escola;
- Ampliar as Intervenções Pedagógicas;
- Orientar e capacitar os
professores.
Souza (2003) define
Políticas Públicas como um campo dentro do estudo da política que analisa o
governo dentro das grandes questões públicas. Já Lynn (1980) define Políticas
Públicas como sendo um conjunto específico de ações do governo que irão
produzir efeitos específicos, o que significa que as Políticas Públicas possui
como base um coletivo de programas que farão resultados pontuais. O conceito de
Lynn vem afirmar os resultados pontuais de ações do governo definindo as
Políticas Públicas Educacionais como programas que podem garantir uma educação
de qualidade para todos.
A
Educação Integral/Integrada, é uma Política Pública Educacional implementada
para a rede pública do governo do Estado de Minas Gerais, com a concepção que
compreende que a educação, deve garantir o desenvolvimento dos
sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e
cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças,
jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais (BRASIL, 2019,
s.p).
Este
Plano de Ação foi fundamentado pelos conceitos acima relacionados, aprimorado e
adaptado de acordo com as possibilidades e recursos disponíveis na Escola
Estadual Olímpia Rezende Pereira.
O Plano de Ação é
descritivo e apoia nos conceitos mencionados e na construção do PNE (Plano Nacional
de Educação) que indica na Meta 6 promover,
com o apoio da União, a oferta de educação básica pública em tempo integral,
por meio de atividades de acompanhamento pedagógico e multidisciplinares,
inclusive culturais e esportivas, de forma que o tempo de permanência dos (as)
alunos (as) na escola, ou sob sua responsabilidade, passe a ser igual ou
superior a 7 (sete) horas diárias durante todo o ano letivo, com a ampliação
progressiva da jornada de professores em uma única escola.
A Educação Integral escolarizada
está associada ao máximo desenvolvimento das potencialidades e dimensões dos
seres humanos em todos os seus espaços e tempos de vida. A Educação Integral incorpora o conceito de interação que
traduz pela aproximação entre a formação educativa de formação integral e a
produção e reprodução. [...] A escola de tempo integral ou jornada ampliada, diz
respeito à instituição que tem a função de ensinar de forma sistemática e
intencional (BRASIL, 2019, s.p).
Diante da afirmação
da secretaria de educação do Estado de Minas Gerais, abril de 2019, de que a
Educação Integral/Integrada seria reduzida e a Escola Estadual Olímpia Rezende
Pereira não seria contemplada, iniciou-se um trabalho de buscas para diminuir os danos que poderiam existir
com o Ensino Regular. Encontros, reuniões e debates foram os primeiros recursos
utilizados, já que não tinha verba para introduzir algo que amenizasse a
medida.
Inicialmente, os
encontros aconteceram internamente com a equipe pedagógica da escola,
professoras e supervisora.
Nestes momentos eram listados os nomes dos alunos com maior
vulnerabilidade e definidas quais estratégias seriam utilizadas para ajudá-los.
Para o apoio pedagógico, foram iniciados os agrupamentos temporários, em que os
alunos de cada faixa etária seriam agrupados por dificuldades semelhantes em
horários pré fixados, para que fossem auxiliados. O (PIP), Programa de
Intervenção Pedagógica estendido, garantiu o aprendizado de muitos estudantes.
O PIP acontecia uma hora por dia, três vezes na semana. Outra atividade
introduzida no tempo regular que ajudou muito na motivação foram as aulas de
informática no laboratório da escola.
Os Jogos Pedagógicos que a escola já tinha foram
reconstruídos e reciclados pelas professoras que passaram a ter um horário
definido para trabalhar com os grupos. O horário do lanche também foi
antecipado, já que muitos alunos chegavam à escola com fome. Quando não era
possível adiantar o lanche, era providenciado outro alimento mais leve como, por
exemplo, bolachas com suco, até a merenda ficar pronta. Isso era o que a escola
tinha disponível para que as crianças não permanecessem com fome por um período
maior. Alguns profissionais da escola levaram bolachas, sucos e frutas para
contribuir com a alimentação dos alunos.
As avaliações dos
alunos foram constantes e continuadas. Foram introduzidas novas atividades na
rotina do Ensino Regular e a equipe pedagógica
foi avaliada da mesma forma
porque durante todo o ano foi
preciso reciclar, refletir e modificar as metodologias para adequar as
necessidades dos grupos que eram bastante heterogêneos.
O trabalho realizou
Intervenções Pedagógicas que ajudaram os alunos nas tarefas de casa porque estas
atividades eram acompanhadas pelos professores da Educação Integral/Integrada
que foi reduzida pelo governo do estado. Esta ajuda melhorou o aprendizado e
autoestima dos estudantes, pois a maioria demonstra dificuldades para assimilar
os conteúdos trabalhados.
As Intervenções
Pedagógicas, a ajuda alimentar, os jogos, e o suporte nas aulas de informática
foram exercícios introduzidos para suprir a falta das atividades que eram
realizadas no contra turno. Foi
observado que a introdução deste projeto trouxe segurança para as famílias.
Este Plano de Ação será redesenhado e aprimorado para 2020.
ESCOLA
ESTADUAL OLÍMPIA REZENDE PEREIRA - 2019
PIP – Programa de Intervenção Pedagógica
– Informática – Jogos pedagógicos – Turno: tarde
Dias da semana/ horários |
Segunda-feira |
Terça-feira |
Quarta-feira |
Quinta-feira |
Sexta-feira |
13:30/14:30 |
1º B e C - PIP Profas: Simone/ Eliz Informática – 4º C Profa: Daisy |
Informática Profas: Simone/Eliz 4º C – PIP Prof.: Daisy |
1º B E C - PIP Profas: Simone/Eliz Jogos pedagógicos – 4º C Profa: Daisy |
Jogos pedagógicos- 1º B e C Profas:
Simone/Eliz 4º
C – PIP Profa: Daisy |
1º B e C - PIP Profas: Simone /Eliz 4º
C – PIP Profa:
Daisy |
15:00/16:00 |
Informática – 2º B e C – Profas:
Josélia/Angel |
2º B e C - PIP Profas: Josélia/Angel |
Jogos pedagógicos – 2º B e C Profas:
Josélia/Angel |
2º B e C - PIP Profas: Josélia/Angel |
2º B e C - PIP Profas: Josélia/ Angel |
16:00/17:00 |
Informática – 3º C e D – Profas: Lu/Carla |
3º C e D - PIP Profas: Lu/Carla |
3º C e D - PIP Profas: Lu/Carla |
3º C e D- PIP Profas: Lu/Carla |
Jogos pedagógicos – Profas: Lu/Carla |
Observação: No turno
da tarde, a escola atende do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental e o quadro
acima especifica os horários de atendimento elaborados para minimizar os danos
da redução da Escola Integral/Integrada.
Período – ANO 2019/2020: |
Ações
desenvolvidas: |
Objetivos: |
Junho/2019 |
Reflexões
e debates |
Realizar
ações que poderiam minimizar os danos com a redução da Escola Integral/ Integrada. |
Julho/2019 |
Realizar
reuniões Recesso
Escolar |
Planejar
o 2º semestre/2019. |
Agosto/2019 |
Encontros,
debates e reuniões que contribuíram para o programa porque nelas todos os
envolvidos traziam novas propostas e argumentações que afirmavam a necessidade
da Escola Integral/Integrada nas comunidades foram realizadas. |
Apresentar
o Plano de Ação para a Direção da escola com os horários das atividades de
Intervenção Pedagógica. |
Setembro/2019 |
Aulas
de Informática e Jogos Pedagógicos |
Motivar
os estudantes por meio de diversas atividades. |
Outubro/2019 |
Atividades
lúdicas |
Permitir
que os alunos expressem suas dificuldades e necessidades através de
brincadeiras. |
Novembro/2019 |
Avaliação |
Registrar
os avanços e as dificuldades que foram observadas. |
Dezembro/2019 |
Avaliar
as ações realizadas no ano. O resultado apurado foi positivo, no entanto foi
possível detectar a necessidade de algumas mudanças para o próximo ano. |
Propor
intervenções para aprimorar o trabalho já realizado. Modificar os critérios
de enturmação dos alunos formando grupos mais heterogêneos. Isso poderá possibilitar o crescimento do
relacionamento dos alunos. |
Fevereiro/2020 |
Debates
e reflexões |
Refletir
os pontos positivos e negativos do Plano de Ação. |
Março/2020 |
Atividades
e Intervenções Pedagógicas |
Elaborar
as atividades e os horários para as turmas, dando sequência ao trabalho
realizado em 2019 e, caso aconteça alguma mudança e a Educação
Integral/Integrada volte efetiva, a Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira
contará com este Plano de Ação para promover uma educação de qualidade para
todos. |
Este
trabalho e as atividades realizadas foram desenvolvidos para ajudar as famílias
e especialmente os alunos da Escola Estadual Olímpia Rezende Pereira. Serviu
também como suporte para as professoras após o corte da Educação Integral/Integrada.
Os debates, estudo de caso e análise do problema iniciaram em junho, de forma
elaborada e fundamentada na tentativa de reduzir os prejuízos que o corte do
programa poderia trazer para os alunos.
Foram
realizadas reuniões com as professoras e com os pais para apresentar o Plano de
Ação que seria implementado no 2º semestre do ano letivo/2019. A ampliação do
PIP (Programa de Intervenção Pedagógica) com os horários semanais estendidos,
conforme cronograma acima, se dá em razão de os alunos estarem nos agrupamentos
temporários que contribuíram de maneira significativa para a aprendizagem de
muitos alunos, considerando que durante as intervenções havia auxílio nos
deveres de casa e nos estudos, sanando assim muitas dificuldades, quesito que
foi comprovado nos resultados finais da escola e das avaliações externas.
O
Plano de Ação atendeu 192 estudantes e apenas nove alunos não apresentaram
avanços, mesmo com todas as intervenções feitas. Estes casos estão sendo
analisados, pois se torna necessário rever o trabalho e propor mudanças ou
ajustes que poderão ser feitos para o ano letivo de 2020.
O
Plano de Ação irá sugerir para 2020 que no Ensino Regular tenha atividades
culturais e esportivas dentro da carga horária com temas que contextualizem os
conteúdos de cada faixa etária seguindo a BNCC (Base Nacional Comum
Curricular).
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