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Geraldo Aparecido da Silva
Pós Graduando em Gestão de Instituições Federais de Educação
Superior pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Theles de Oliveira Costa
Doutor em Engenharia Mecânica (UFMG), Mestrado em Engenharia
Mecânica, Graduado Engenharia Produção Mecânica, Graduado em Ciências Físicas,
Graduado em Química. Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais
(UFMG).
Resumo
O presente projeto de intervenção tem
por finalidade apresentar diretivas que possam realizar mudanças e por
consequência produzam integração na reestruturação do Hospital São José no
município de Arcos-MG, por meio da Governança e desenhado por um Plano Diretor.
Trazendo assim em um conteúdo a proposta de crescimento e desenvolvimento,
provocando mudanças em benefício de um melhor atendimento aos usuários do sistema. O projeto de
intervenção artigo aborda como se deve desenvolver e compreender diretivas para
a reestruturação da rede assistencial no município de Arcos-MG. Utilizou a
metodologia de estudos de revisão sistemática de literatura em diversas bases
de dados e descritores pré-estabelecidos para a pesquisa. A melhoria continua
dos processos, com o estabelecimento de diretrizes para um atendimento eficaz e
a integração da rede assistencial. A abordagem feita durante todo o trabalho, a
visão dos gestores é de demonstrar que se faz necessário implantar e integrar o
Hospital na melhoria do atendimento aos usuários.
Palavras Chaves:
Governança, Plano Diretor, Hospital, Administração em Saúde, Políticas Públicas
de Saúde.
The purpose of this intervention project is to present
directives that can cause changes and consequently produce integration in the
restructuring of Hospital São José in the municipality of Arcos-MG, through
Governance designed by a Master Plan. Thus bringing in a content the proposal for
growth and development, causing changes in benefit of better service to users
of the system. The article intervention project addresses how to develop and
understand guidelines for the restructuring of the care network in the
municipality of Arcos-MG. The methodology of systematic literature review
studies was used in several databases and pre-established descriptors for the
research. The continuous improvement of processes, with the establishment of
guidelines for effective service and the integration of the assistance network.
The approach taken throughout the work, the managers' view is to demonstrate
that it is necessary to implement and integrate the Hospital in order to
improve service to users.
Keywords:
Governance, Direct Plan, Hospital, Health Administration, Public Health
Policies.
O presente estudo abordará, ainda que brevemente, os diálogos com
teóricos, os princípios práticos da administração pública, conhecer o município
de Arcos, a governança, a participação popular, controle social, hospital são
José, plano diretor.
A democracia depende de uma sociedade civil educada e bem
informada cujo acesso à informação lhe permite participar tão plenamente quanto
possível na vida pública da sua sociedade e ter condições para analisar e criticar
funcionários do governo ou políticas insensatas e tirânicas. Os cidadãos e os
seus representantes eleitos reconhecem que a democracia depende de acesso mais
amplo possível a ideias, dados e opiniões não sujeitos a censura.
A liberdade de expressão é um direito fundamental consagrado na
Constituição Federal de 1988, no capítulo que trata dos Direitos e Garantias
fundamentais e funciona como um verdadeiro termômetro no Estado
Democrático. Serve como instrumento
decisivo de controle de atividade governamental e do próprio exercício do
poder. O princípio democrático tem um elemento indissociável que é a liberdade
de expressão, em contraposição a esse elemento, existe a censura que representa
a supressão do Estado democrático.
A divergência de ideias e o direito de expressar opiniões não
podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.
Por outro lado, é exatamente a partir do princípio de um Estado
Democrático que esse trabalho irá demonstrar que com a participação efetiva dos
cidadãos nas decisões da administração pode-se alcançar a coletividade.
Aqui, a cidadania será destaque para assegurar a participação
eficaz da população. A participação pode se dar diretamente, por meio da
utilização de projetos de iniciativa popular, como também pode ser proposta a
partir de audiências juntamente com a administração pública, cooperando, então,
para uma administração pública mais participativa.
Na sequência, vamos discutir a importância e aplicabilidade do
plano como forma de governar, respeitando os desafios da administração pública,
mas visando a gestão democrática e popular, com a participação efetiva da
sociedade nas decisões, com planejamento governamental, definindo políticas
públicas de estado, de forma a fazer a integração e articulação local e
regional, respeitando todo aparato normativo legal, mas houve a necessidade do
estudo pela observação e vivência no município, baseando no conhecimento
não-falado, em conhecimento tácito, para observar o que as pessoas fazem, as
ferramentas de participação que utilizam e como se relacionam com o poder
público municipal.
Através desse projeto, espera-se que a administração e/ou gestão
do município de Arcos-MG, seja construída em base forte e esteja preparada para
crescer junto com a sociedade, atingindo os objetivos e metas a serem estabelecidas
no Plano diretor do Hospital São José.
Refletir sobre as influências externas e internas, para isso se
faz necessário dar um novo formato de gerir o município por meio da Governança,
pois essa nova arquitetura de gestão, até estratégica irá fornecer novos rumos,
obedecendo as teorias de gestão, mas adotando melhorias nas práticas de gestão,
com uso racional de recursos disponíveis, gestão de pessoas como importância
das relações humanas, planejamento e controle dos resultados, qualidade,
interlocução com a sociedade, com os outros poderes constituídos e o mercado,
e, consequentemente melhores resultados para a gestão.
O presente
trabalho tem a finalidade de assegurar a participação popular e de toda a
comunidade na elaboração e implementação das políticas públicas, além de
fiscalizar as ações do poder público no município de Arcos, e o que se pretende
mostrar é que a cidadania é um instrumento transformador de uma sociedade, com
políticas públicas adequadas e visando uma vida digna para todos.
Reconstruir a
administração pública no município de Arcos-MG se faz necessário, tendo em
vista que a mesma está presa ao Clientelismo, necessitando então de uma nova
Administração Pública, com uma construção participativa e cidadã, a partir dos
preceitos da Governança e que envolva todos os atores, sendo eles, o poder
executivo, legislativo, comunidades, sociedade civil organizadas, empresas e os
filiados aos partidos políticos, mas principalmente a sociedade
A construção de
um plano diretor para o HMSJ com a aprovação de diretrizes pelo conselho
municipal de saúde é um grande avanço para a área da saúde básica do município
de Arcos. Cabe ressaltar que apenas com conhecimento, desenvolvimento e
aplicação do Plano Diretor no HMSJ, de forma sustentável e priorizando as
demandas que será possível uma política pública de saúde mais justa e
igualitária.
A compreensão do
papel da Governança, por meio da participação popular no controle social e
melhoria do Hospital Municipal São José – HMSJ no Município de Arcos por meio
dos conselhos de políticas públicas em especial o Conselho Municipal de Saúde.
Busca-se compreender também o papel do plano diretor. Este deve trazer em seu
conteúdo a proposta de crescimento e desenvolvimento para o HMSJ, provocando
mudanças em benefício de um melhor atendimento à população de Arcos e se tornar
assim um instrumento de desenvolvimento da saúde básica no município. O plano
diretor deve respeitar as diferenças territoriais e as necessidades locais
alterando, assim, a concepção vigente tanto sobre o papel da sociedade em
relação à gestão pública quanto ao funcionamento do HMSJ.
Torna-se
necessário um novo formato de gestão do HMSJ, a Governança. Essa nova
arquitetura de gestão irá fornecer novos rumos, obedecendo as teorias de
gestão, adotando melhorias nas práticas com o uso racional de recursos
disponíveis, bem como a gestão de pessoas e o planejamento e controle dos
resultados. Considerando também a qualidade e a interlocução com a sociedade e
com os outros poderes constituídos além do mercado.
A principal
finalidade de apresentar algumas considerações e aplicações do Plano Diretor ao
HMSJ é conscientizar os responsáveis em relação a necessidade de implementação
de novas propostas de gestão que são essenciais para o cumprimento da missão e
alcance da visão pretendida. Também é importante identificar as prioridades do
Plano Diretor.
O HMSJ, através
da busca pela qualidade na realização de suas atividades e serviços, prima por
uma gestão participativa e aberta. Uma vigilância constante em termos de
qualidade e o comprometimento de todos os colaboradores da instituição devem
estar presentes. Pode-se observar em
vários países, que nas últimas décadas, vem ocorrendo uma mobilização em torno
da aplicação de programas de qualidade nas organizações hospitalares, com o
objetivo de incrementar seu gerenciamento e melhorar a eficiência destes
serviços (CAMACHO, 1998).
A adesão do
HMSJ, às diretrizes discutidas sobre uma nova governança, dentro do conselho
municipal de saúde, poderá propiciar um programa de fortalecimento e melhoria
da qualidade do serviço básico de saúde no município. Os recursos serão
investidos em aquisição de equipamento, reforma e ampliação da infraestrutura e
custeio e melhoria da gestão administrativa. A instituição terá como oferecer
uma melhor assistência à saúde da população, atendendo às suas reais
necessidades na baixa complexidade, ofertando atendimento humanizado e de
qualidade.
3.1.
OBJETIVO GERAL
Demonstrar a
importância dos requisitos e da aplicação do Plano Diretor no HMSJ, destacando
a necessidade de implementação de novas propostas de gestão. Estas são
essenciais para o cumprimento da missão e alcance da visão pretendida e
juntamente como as metas de aprimoramento e inovação do Plano Diretor, irão
propiciar a melhoria da qualidade da assistência, resguardando os princípios do
SUS (Sistema Único de Saúde) e aumentando a sua eficácia.
3.2.
OBJETIVOs ESPECÍFICOs
De maneira
especifica este trabalho propõem a:
Ø Melhorar a qualidade da assistência à saúde;
Ø Conhecer o sistema de saúde do município;
Ø Diagnosticar os ambientes internos e externos da Instituição;
Ø Estabelecer os Planos de Ações para o período programado; e
Ø Fortalecer a gestão e a capacidade técnica da Instituição.
A implementação
de um novo modelo de gestão, exigiu que todos os Colaboradores, Médicos e
Diretoria da instituição estivessem envolvidos no processo de mudança, para que
proposta fosse implementável e que atendesse às necessidades do HMSJ, buscando
a melhoria da qualidade da assistência à Saúde e aumento de sua eficácia.
O Plano Diretor
do HMSJ foi estruturado em duas partes: A primeira parte apresenta as
características do município de Arcos e a situação do sistema de saúde desse município.
A segunda parte, enfatizou a caracterização da instituição hospitalar e a
operacionalização do Plano Diretor, que propõe planos de ações para o alcance
das metas e dos compromissos pactuados no conselho municipal de saúde, além de
definir as prioridades para o alcance das metas de inovação, conforme as
necessidades levantadas através da análise dos ambientes interno e externo.
O sistema de
saúde no município de Arcos possui ao todo 15 estabelecimentos de saúde, sendo
14 públicos e 01 privado, incluindo o HMSJ. A Secretaria Municipal de Saúde
está atualmente estruturada para oferecer programas específicos voltados à
saúde preventiva e curativa, dirigidos às várias faixas e grupos distintos,
como gestantes, diabéticos, hipertensos, saúde mental, AIDS e saúde bucal,
oferecendo todo o apoio necessário a população. A atenção básica no município é
realizada nas 13 Unidades de Saúde, porém também existe o Pronto Socorro que
funciona no prédio da HMSJ e um Hospital Filantrópico que participa da rede com
as Internações.
A pesquisa para
obtenção de dados iniciou-se com consultas bibliográficas e documentais,
utilizando históricos de atendimentos e consulta junto as Unidades Básicas de
Saúde, bem como bibliografias específicas da área e sites, que fundamentaram o
desenvolvimento desse trabalho. Foram realizadas visitas técnicas na Secretaria
Municipal de Saúde de Arcos, além de reuniões com funcionários e Grupo Gestor.
O Grupo Gestor
foi formado por uma equipe multidisciplinar e realizava reuniões quinzenais. Decidiu-se
que o grupo também deveria estar envolvido nas fases de implementação,
monitoramento e avaliação dos processos.
Referente ao
planejamento e operacionalização dos processos, utilizou-se das informações
obtidas nas reuniões com o Grupo Gestor. Para o levantamento de problemas da
Instituição foi aplicada a técnica de brainstorming. Durante o planejamento
estratégico devem ser elaborados os planos de ação para o alcance das metas e
compromissos pactuados com o conselho municipal de saúde, que não foram
atingidas ou atingidas parcialmente são exemplos .
•. Metas
atingidas parcialmente: desenvolver e implantar, no mínimo 10 protocolos
clínicos relevantes, aprimorar a Auditoria Interna para acompanhar\avaliar
convênio SUS, metas e compromissos e demais ações.
•. Metas não
atingidas: reduzir taxa de espera nos atendimentos de 60% para 27%.
Após a
construção de todos os planos de ações, direcionou-se para as metas de inovação
da instituição que foram obtidas por meio da análise dos ambientes interno e
externo, podendo ser utilizado o método da planilha FOFA, que foi avaliada por
meio da análise GUT (gravidade, urgência, tendência).
Em sequência,
definiu-se as prioridades de ação para a instituição:
• Ampliação do quadro de médicos;
• Qualificação profissional;
• Sistema de informação;
• Recursos financeiros.
Depois de
definidas as prioridades, partiu-se para a descrição do objetivo de cada
prioridade, com a definição da meta a ser alcançada. Para cada prioridade,
foram propostas, no mínimo, quatro ações e para cada ação, no mínimo quatro
tarefas. Cada ação poderá gerar um plano de ação. Para cada prioridade, foram
definidos os indicadores de monitoramento, de processo, de resultado e de
avaliação.
Para a
elaboração e a implementação do Plano Diretor do HMSJ, provavelmente irá
encontra-se diversos obstáculos e desafios, mas o Grupo Gestor fez com que
todos os colaboradores, médicos e direção se envolvessem e participassem do
processo de mudança.
Algumas
dificuldades encontradas, na elaboração do Plano Diretor, foram: pouco
envolvimento de alguns colaboradores, falta de conhecimento da direção sobre o
que seria o Plano Diretor e controle de processos poucos eficazes para o
alcance dos indicadores de desempenho. Além da carência de profissionais
médicos, principalmente cirurgiões gerais e anestesistas, o que dificulta o
cumprimento dos atendimentos necessários a demanda do município.
Entretanto, o
comprometimento do Grupo Gestor foi um dos fatores facilitadores e decisivos
para a persistência e consequente êxito na conclusão do mesmo e em sua
aplicabilidade.
Concluída a
etapa de construção do Plano Diretor, o mesmo se constituiu em uma importante
ferramenta de gestão, utilizada de forma efetiva, possibilitando o
monitoramento eficaz, durante as etapas de implementação das ações.
Para a elaboração
do Plano Diretor, deve-se verificar que ocorreram mudanças, tanto a nível
administrativo quanto organizacional. Com isso a instituição tem condições de
vivenciar uma nova realidade, seguindo o seu propósito de acordo com sua missão
e visão, formando o novo modelo de gestão da instituição.
Assim sendo, o
direito à participação na construção da saúde no município constitui como um
indicador significativo dos avanços em direção a uma democracia participativa
ou participação popular, que segundo VIEGAS (2003) pode ser definida como:
A participação popular pode ser minimalista, onde se constata que
há um déficit de participação e de construção de atores relevantes, o que acaba
por gerar uma crise de legitimidade e de governabilidade. O campo mais propício
para a efetiva participação popular é a gestão municipal.
Todavia, poucos são os municípios que desenvolvem a participação
no sentido da radicalidade democrática, exercida concretamente através da
participação popular na administração pública.
A participação popular é um importante instrumento para o
aprofundamento da democracia que, a partir da descentralização, faz com que
haja maior dinâmica na participação, principalmente no âmbito local.
Como o estado brasileiro é caracterizado por ser um estado
democrático de direito, é imprescindível que haja a efetiva participação
popular para que se dê legitimidade às suas normas. (VIEGAS.2003, pag 37)
Com a participação do conselho municipal de saúde para a elaboração
do Plano Diretor junto com o Grupo Gestor, os funcionários e a Diretoria do
HMSJ, vislumbra-se um horizonte promissor, sendo que os desafios diante da
busca constante pelo aperfeiçoamento e melhoria da qualidade passam, a ser
motivadores para o alcance das metas propostas.
A comunidade se orgulha em participar do processo de crescimento
da Instituição e acredita poder contribuir ainda mais durante toda a
operacionalização do Plano Diretor. Destaca-se que o mesmo não é um trabalho
isolado e o êxito de sua implementação depende de todos os agentes envolvidos
nos serviços da Instituição.
O Plano Diretor se constitui em uma ferramenta decisiva para o
planejamento e direcionamento das ações, deve-se providenciar a criação de indicadores
para monitoramento e avaliação, que serão importantes para dimensionar o grau
de realização dos planos de ação.
Diante dessa nova visão de governança espera-se que todos os
participantes da gestão aprimorem seus conhecimentos em relação a Constituição
Federal, a Lei de Responsabilidade Fiscal, a Leis Municipais, e outras leis
fundamentais para o correto exercício da gestão pública. Isto possibilitará o
aumento de discussões sobre a estrutura administrativa da prefeitura, bem como
conhecer os conselhos em funcionamento no município e fomentar a criação de
outros, como o conselho das cidades, a Lei Orgânica do Município, a Lei de
Diretrizes Orçamentárias, o Plano Plurianual, e outros instrumentos de ação.
Ao implementar um projeto de transformação social no município de
Arcos-MG, por meio de um Plano Diretor, com a participação popular como forma
de gestão e cidadania, almeja-se desenvolver políticas saúde criativas e
inovadoras para melhorar a qualidade de vidas dos munícipes. Este trabalho
inicia na área de saúde mas deve ser estendido para outros setores muito
importantes como: sustentabilidade dos recursos naturais, envelhecimento da
população e desemprego.
Obs 6
1)
Selecionar
e capacitar servidores para implantação do novo modelo de gestão;
2)
Definir
composição do Grupo Gestor;
3)
Elaborar
e/ou levantar novas propostas de gestão, visando diagnosticar ambientes
internos g externo, revisar todos os processos do HMSJ com métodos matriz
Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças -FOFA e matriz Gravidade, urgência,
tendência - GUT;
4)
Definir
modelo de estrutura do HMSJ para melhoria da qualidade da assistência,
estabelecendo planos de ações, fortalecendo a gestão e capacidade técnica,
inclusive a forma de arrecadação de recursos financeiros;
5)
Planejar
e realizar reuniões, inclusive com Conselho Municipal de Saúde com o Núcleo
Gestor;
6)
Descrever
em Manual todo o Plano Diretor para a sua implementação;
7)
Criar
material de mídia interna para demonstrar a todos os passos já alcançados;
8)
Criar
agenda de reuniões periódicas para acompanhar a implantação do Plano Diretor em
todos os setores;
9)
Revisar
a implementação em setores críticos do HMSJ;
10) Planejar e realizar reuniões com todos os
envolvidos no Plano Diretor;
11) Ampliar o quadro de médicos e reforçar a
qualificação profissional;
12) Adquirir novos sistemas de informação
para assegurar a efetividade dos processos; e
13) Monitorar e tratar todos os resultados.
No cronograma será apresentada todas as
atividades previstas para implementação do projeto.
A Tabela 1 mostra com detalhamento o
cronograma previsto para a execução das atividades do projeto de intervenção
junto ao HMSJ.
Tabela 1 - Cronograma Projeto
Item |
Atividade |
Período |
|||||||||||
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
||
1 |
Selecionar e capacitar servidores para implantação do novo
modelo de gestão |
x |
x |
x |
x |
|
|
|
|
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|
|
|
2 |
Definir composição do Grupo Gestor |
|
x |
x |
|
|
|
|
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|
|
3 |
Elaborar e/ou levantar novas propostas de gestão, visando
diagnosticar ambientes internos e externo, revisar todos os processos do HMSJ
com métodos FOFA e GUT |
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x |
x |
x |
|
|
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|
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4 |
Definir modelo de estrutura do HMSJ para melhoria da qualidade
da assistência, estabelecendo planos de ações, fortalecendo a gestão e
capacidade técnica, inclusive a forma de arrecadação de recursos financeiros |
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|
x |
x |
x |
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|
|
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5 |
Planejar e realizar reuniões, inclusive com Conselho Municipal
de Saúde com o Núcleo Gestor |
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|
|
x |
x |
x |
|
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|
6 |
Descrever em Manual todo o Plano Diretor para a sua
implementação |
|
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|
x |
x |
x |
|
|
7 |
Criar material de mídia interna para demonstrar a todos os
passos já alcançados |
|
|
|
x |
x |
x |
x |
x |
x |
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|
|
8 |
Criar agenda de reuniões periódicas para acompanhar a
implantação do Plano Diretor em todos os setores |
|
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|
|
x |
x |
x |
x |
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|
9 |
Revisar a implementação em setores críticos do HMSJ |
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x |
x |
x |
x |
x |
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10 |
Planejar e realizar reuniões com todos os envolvidos no Plano
Diretor |
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|
|
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|
x |
x |
x |
x |
x |
11 |
Ampliar o quadro de médicos e reforçar a qualificação
profissional |
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|
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|
x |
x |
12 |
Adquirir novos sistemas de informação para assegurar a efetividade
dos processos |
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|
x |
x |
13 |
Monitorar e tratar todos os resultados |
|
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|
|
x |
x |
Visando aplicar
os recursos necessários as atividades apresentadas no cronograma, se demonstra
na Tabela 2 os recursos necessários para cada atividade.
A Tabela 2 apresenta o orçamento previsto
para execução do projeto de intervenção no HMSJ.
Tabela 2 - Orçamento proposto
ITEM |
ESPECIFICAÇÃO |
QUANTIDADE |
UNITÁRIO |
TOTAL |
1 |
Reuniões |
40 |
R$ 200,00 |
R$ 8.000,00 |
2 |
Microcomputadores |
10 |
R$2.500,00 |
R$25.000,00 |
3 |
Serviços Gráficos - Manual |
30 |
R$ 600,00 |
R$18.000,00 |
4 |
Capacitação de servidores do HMSJ |
30 |
R$1.000,00 |
R$30.000,00 |
5 |
Contratação de Sistema de Informação |
10 |
R$5.000,00 |
R$50.000,00 |
6 |
Contratação de Assessoria de Comunicação –Plano de Mídia |
02 |
R$4.500,00 |
R$9.000,00 |
7 |
Ampliação de Quadro de Médicos |
06 |
R$30.000,00 |
R$180.000,00 |
8 |
Horas de trabalho do Núcleo Gestor -05Profissionais |
6000 hs |
R$18,75 |
R$112.500,00 |
Total de Recursos a serem aplicados |
R$432.500,00 |
O processo de
monitoramento e avaliação de um projeto consiste em procedimentos de análise e
acompanhamento das ações e resultados ligados ao projeto.
Para tanto é
necessário a implantação de indicadores de Monitoramento e Avaliação, e a
utilização de avaliação internas, externas, mistas e participativas.
Face aos estudos
selecionados que de forma ativa e continua integração da rede, a prática,
reflexão e conscientização, encaminha-se para a experiência de níveis cada vez
mais elaborados, sendo que de acordo com os estudos buscam a melhoria dos
sistemas a nível operacional, a redução dos custos de manutenção de sistemas e
principalmente a priorização do fornecimento de informações gerenciais
confiáveis onde dados são criados com base em levantamento das funções para que
a diretivas aplicadas, assim, o fruto se faz com planejamento e com dados de
diagnóstico organizacional, otimização e consolidação da comunicação, sendo um
diferencial nos processos decisórios e que esteja voltado para uma excelente
gestão, e principalmente atendimento da população com uma política de saúde de
qualidade, com a modernização e
humanização, a integração e compreensão de
todos os processos que envolvem as demandas, os resultados e as
melhorias necessárias, visualizando um avanço tecnológico e gerencial que
possibilitará a melhoria da qualidade de seus serviços, beneficiando todos os
usuários do município de Arcos-MG, vislumbrando horizonte promissor, sendo que
os desafios diante da busca constante pelo aperfeiçoamento e melhoria da
qualidade, passam a ser motivadores para o alcance das propostas, sendo uma
ferramenta decisiva para o planejamento e direcionamento das ações, com
indicadores para monitoramento e avaliação, que serão importantes para
dimensionar o grau de realização da integração da rede.
A visão de
governança como estratégia de governo e principalmente baseado no sentido de
organização de uma rede, é o poder decidir com a participação de todos para a
construção de um novo projeto transformador no município de Arcos-MG, somente
esse alinhamento de potencialidades vão ser capazes de lidar com tensões e
contradições, tais como problemas sociais, econômicos e ambientais existentes
no município, perfazendo assim novos arranjos institucionais e políticos e a
oportunidade da revisão e implantação do plano diretor como uma forma de gestar
a cidade com a participação popular dando eficiência e eficácia a gestão
pública.
O plano diretor
deverá ser um instrumento de controle social é também a possibilidade da
participação popular, na medida em que se habilita na intervenção efetiva das
decisões governamentais, mesmo que seja por lutas sociais e/ou sindicais, mas
com a confiança, apoio e incentivo para fazer a diferença de forma organizada,
unida e na esperança de transformar a realidade.
O desafio é
grande, pois construir uma nova agenda para o crescimento de forma a enfrentar
os problemas, requer uma visão estratégica sobre a forma de lidar com a saúde
no município de Arcos, e atender as demandas da sociedade, garantindo os
direitos sociais e a inclusão de todos nesse processo transformador.
Espera-se que os
colaboradores (diretores, médicos, funcionários) do HMSJ estejam comprometidos
com a melhoria contínua de seus processos e firmem o compromisso de implementar
o Plano Diretor e zelar pelo seu cumprimento.
Desta forma se alcançará um avanço tecnológico e gerencial que
possibilitará a melhoria da qualidade de seus serviços, beneficiando todos os
usuários do município de Arcos.
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