Edição Especial Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES)
💢 Artigo em PDF
É com grande satisfação que a Equipe Editorial da Revista MultiAtual vem trazer a público a presente seleção de trabalhos realizados por egressos do Curso de Especialização em Gestão das Instituições Federais de Educação Superior (GIFES), uma iniciativa resultante da parceria entre a Faculdade de Educação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, com determinante participação do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) e de professores e técnicos da UFMG, com destacada qualificação em Gestão Administrativa e Didático-Pedagógica.
Mais
que uma iniciativa para promover a qualificação dos servidores
técnico-administrativos da UFMG e dos demais setores institucionais da
comunidade externa, o curso ensejou a aproximação, via atividades predominantemente
mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, na modalidade EaD, a
aproximação e troca de experiências entre profissionais e acadêmicos de
diferentes áreas de conhecimento.
Nessa
perspectiva, a produção intelectual dos cursistas, sob sistemático
acompanhamento de seus Orientadores Acadêmicos, redundou em trabalhos cuja
pluralidade e relevância revelam-se flagrantes nos artigos produzidos à guisa
de Trabalho de Conclusão de Curso, uma das exigências para a aquisição do grau
de especialistas.
Assim,
neste número especial da Revista MultiAtual, apresentam-se, sob a
responsabilidade do Polo de Confins, com a temática da Gestão das Instituições
de Educação Superior, estudos e análises sobre processos e procedimentos que se
dão no âmbito da instituição universitária, em que as atividades tanto setoriais
como aquelas de caráter mais sistêmico possibilitam sempre o repensar de seu
fazer. A leitura dos artigos em tela possibilitará a reflexão e a constatação
de que os processos, mais que resultantes de ações repetitivas, podem e devem
constituir-se em objetos de contínua crítica, autocrítica e de reorientação,
que concorram para a melhor condução profissional, para a realização pessoal e
para a promoção institucional.
Nesse
sentido, guardamos a convicção de que a leitura dos diversos trabalhos constituirá
importantes subsídios para aqueles que pensam os seus processos de trabalho e
que reconhecem na postura crítica, criativa e de dinamismo o ponto de partida
para o repensar de seus fazeres profissionais, que não devem se descolar da
reflexão acadêmica, sob pena de se esvaziarem de sua relevância social e de sua
conotação importante para o desenvolvimento pessoal.
Com
essa convicção é que convidamos todos os leitores, profissionais da instituição
universitária ou não, estudantes e demais interessados nos temas relacionados à
gestão a compartilhar conosco os diferentes olhares sobre os variados temas,
que contribuirão, certamente, para redimensionar seu olhar e, quem sabe,
reorientar o seu fazer no ofício cotidiano, com possibilidades de outras
realizações na seara profissional e também pessoal.
Fernando
César Silva
Magda
Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos
Ricardo
Viana Velloso