Edição Especial Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (GIFES)

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É com grande satisfação que a Equipe Editorial da Revista MultiAtual vem trazer a público a presente seleção de trabalhos realizados por egressos do Curso de Especialização em Gestão das Instituições Federais de Educação Superior (GIFES), uma iniciativa resultante da parceria entre a Faculdade de Educação e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFMG, com determinante participação do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) e de professores e técnicos da UFMG, com destacada qualificação em Gestão Administrativa e Didático-Pedagógica.

Mais que uma iniciativa para promover a qualificação dos servidores técnico-administrativos da UFMG e dos demais setores institucionais da comunidade externa, o curso ensejou a aproximação, via atividades predominantemente mediadas pelas tecnologias da informação e da comunicação, na modalidade EaD, a aproximação e troca de experiências entre profissionais e acadêmicos de diferentes áreas de conhecimento.

Nessa perspectiva, a produção intelectual dos cursistas, sob sistemático acompanhamento de seus Orientadores Acadêmicos, redundou em trabalhos cuja pluralidade e relevância revelam-se flagrantes nos artigos produzidos à guisa de Trabalho de Conclusão de Curso, uma das exigências para a aquisição do grau de especialistas.

Assim, neste número especial da Revista MultiAtual, apresentam-se, sob a responsabilidade do Polo de Confins, com a temática da Gestão das Instituições de Educação Superior, estudos e análises sobre processos e procedimentos que se dão no âmbito da instituição universitária, em que as atividades tanto setoriais como aquelas de caráter mais sistêmico possibilitam sempre o repensar de seu fazer. A leitura dos artigos em tela possibilitará a reflexão e a constatação de que os processos, mais que resultantes de ações repetitivas, podem e devem constituir-se em objetos de contínua crítica, autocrítica e de reorientação, que concorram para a melhor condução profissional, para a realização pessoal e para a promoção institucional.

Nesse sentido, guardamos a convicção de que a leitura dos diversos trabalhos constituirá importantes subsídios para aqueles que pensam os seus processos de trabalho e que reconhecem na postura crítica, criativa e de dinamismo o ponto de partida para o repensar de seus fazeres profissionais, que não devem se descolar da reflexão acadêmica, sob pena de se esvaziarem de sua relevância social e de sua conotação importante para o desenvolvimento pessoal.

Com essa convicção é que convidamos todos os leitores, profissionais da instituição universitária ou não, estudantes e demais interessados nos temas relacionados à gestão a compartilhar conosco os diferentes olhares sobre os variados temas, que contribuirão, certamente, para redimensionar seu olhar e, quem sabe, reorientar o seu fazer no ofício cotidiano, com possibilidades de outras realizações na seara profissional e também pessoal.

 

Fernando César Silva

Magda Auxiliadora dos Santos Barbosa Bastos

Ricardo Viana Velloso