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Edilson Costa dos Anjos

Graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro-RJ  (UERJ), com habilitação em Sociologia; pós-graduando em Docência da Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).


1. Abordagens sobre Ciências Cognitivas na Educação

    Convém saber que a origem das Ciências Cognitivas na Educação, remete-nos a uma tentativa multidisciplinar da compreensão da mente e do raciocínio. Johnson-Lair, teórico dos Modelos Mentais, fala-nos que a mente é mais complicada do que qualquer teoria a seu respeito. De onde provém as teorias dos Modelos Mentais? Depesquisas interdisciplinares em distintasa áreas, a saber: Psicologia, Linguística, Computação, Neurologia, Sociologia, Fisolofia etc, originando-se daí a denominada Ciência Cognitiva, cujas estatégias residem no fato de estudarem o funcionamento da mente em termos de representações ,mentais e procedimentais que operam sobre eles normalmente com o uso de analogias com os computadaores (MOREIRA, 1998).

2. Representantes da corrente que explica a Ciências Cognitiva

Howard Gardner - descreveu em minúcias o histórico da evolução da Ciência da Mente no Simpósio Hixon, evento que reuniu eminentes cientistas para debaterem os mecanismos cerebrais do comportamento. Ele definou a Ciência Cognitiva como um esforço contemporâneo para responder questões epistemológicas de longa data, sobretudo àquelas atinentes ao conhecimento.

Neumann - matemático que realizou comparações consideradas extraordinárias entre o computador e o cérebro.

McCulloch - neurofisiologisla que explorou parelelos entre o sistema nervoso e máquinas lógicas.

Lashley - um dos primeiros discípulos de Watson que proferiu um discurso memorável desafiando alguns dogmas da psicologia herdados de modelos mecanicistas.

Alan Turing - considerado o pai da computação, contribuiu no campo lógico-matemático à Ciência Cognitiva, ao propor uma máquina que simulava o pensamento humano.

Shannon - engenheiro eletricista constatou que os princípios da lógica (1 ou 0) poderiam ser usado para descrever estados (ligados ou desligado) em dispositivos eletromecânicos. Sugeriu, ainda, que circuitos elétricos continham operações similares àquelas fundamentais do pensamento humano. Tornou-se um dos ícones das Ciências Cognitivas (GARDNER, 2003).

Wiener, Bigelow e Rosenblueth - publicaram um artigo intitulado "Comportamento, propósito e teologia" no qual sugeriram que os problemas de comunicação e da engenharia eram
inseparáveis, concentrando-se não apenas nas técnicas de automação, mas também na transmissão
de mensagens por sistemas nervosos.

3. Ciências Cognitivas / Modelos Mentais

    A Ciência Cognitiva foi reconhecida oficialmente em 1956 durante o Simpósio sobre Teoria da Informação, realizado no MIT, onde trabalhos de fundamental relevância foram publicados. Nesse evento, o físico Allen Newell e o cientista social Hebert Simon publicaram o artigo denominado "Máquina da teoria lógica"; e também o linguista Noam Chomsky escreveu o artigo "Três modelos para descrição da linguagem". Em que pese a Ciência Cognitiva seja multidisciplinar, muitos estudiosos/pesquisadores/cientistas da mente tentam unificá-la. Uns consideram a inteligência artificial como disciplina central da Ciência Cognitiva; outros, os neurologistas, apontam que o estudo do cérebro dispensa estas analogias imperfeitas do modelo computacional; alguns defendem que só há uma forma de representação mental (proposições ou enunciados) que são do tipo digital; outros crêm numa Teoria Mental baseada em representações proposicionais e analógicas; e, por fim, há os que acreditam na existência de múltiplas formas de repsentações e que é impossível determinar qual é aquela realmente utilizada pelo cérebro. O estudo de Modelos Mentais propicia representações facilitadoras da cognição humana. Tal teoria não nega as especificidades que devem ocorrer no processamento mental, porém, omite-as provisoriamente julgando como importante apenas o fato de se processar. Para Johnson-Laird, Modelo Mental representa um estado de coisas. Representa as soluções mentais que as pessoas adotam para compreender e interagir com sistemas do mundo físico. Destarte, a analogia do
Modelo Mental pode ser total ou parcial, isto é, pode ser totalmente e analógico ou parcialmente
analógico e parcialmente proposicional.

    A par de tudo que foi apresentado acerca da Ciência Cognitiva, pode-se dizer que um Modelo Mental deve permitir a alguém responder a cinco perguntas que descrevem e explicam o sistema que ele representa:

    Ei-las:

  1. Como é o sistema (descreva o sistema)?
  2. De que o sistema é formado? (descreva a estrutura do sistema)?
  3. Como ele funciona (explique o funcionamento)?
  4. O que ele está fazendo (preveja ou explique o estado do sistema)?
  5. Para que serve (descreva o propósito do sistema)?

4. Considerações Finais do Resumo

    Das abordagens acerca da Ciência Cognitiva e dos Modelos Mentais que estudamos nessa primeira unidade de ensino e do conteúdo do documentário que nos foi disponibilizado, podemos perceber o quão complexo e misterioso é as engrenagens da mente humana, pois podemos realizar infinitas combinações cognitivas para chegarmos a diferentes resultados. É assim no reino animal, a exemplo dos macacos que vimos no documentário que, para exercer seu domínio territorial, tinham que conquistar a simpatia dos demais membros do grupo, utilizando-se de Modelos Mentais para chegar ao seu objetivo (ser líder do bando); é assim também no reino dos seres humanos onde os processo cognitivos e os Modelos Mentais são muitos mais complexos por envolver aspectos sociais, culturais, biológicos e fisiológicos, bem como representações no campo simbólico e da linguagem para expressar sentido e significado aos seus processamentos cerebrais em busca de soluções para quaisquer tipos de problemas no campo da convivência humana, utilizando-se de distintos contextos proposicionais ou enunciados. O que nos leva a acreditar que a mente humana é um emaranhado de processos interligados por várias conexões neurais que pode nos levar a resultados inimagináveis.



Referencial Bibliográfico

Apostila (Pós-Graduação em Docência) -- Instituto Federal de Minas Gerais, 2019.

Junior, Niltom Vieira. Ciências Cognitivas na Educação. Niltom Vieira Junior. Arcos, 2019.


Recebido em 02 de junho de 2020
Publicado em 26 de junho de 2020


Como citar este artigo (ABNT)

ANJOS, Edilson Costa dos. Resenha sobre a teoria dos Modelos Mentais. Revista MultiAtual, v. 1, n.2., 26 de junho de 2020. Disponível em: https://www.multiatual.com.br/2020/06/resenha-sobre-teoria-dos-modelos-mentais.html